/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
tcc
O lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das series iniciais da Escola Municipal Professora Jociedes Andrade
Este trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados...
Autor principal: | Acosta, Jose Luis Basauri |
---|---|
Grau: | tcc |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade do Estado do Amazonas
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/730 |
Resumo: |
---|
Este trabalho desenvolve a temática “O Lúdico como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem e a concepção do professor nas turmas do 1º, 2º, e 3º ano das séries iniciais da Escola Municipal Professora Jociêdes Andrade. A escolha pela temática surgiu na observação dos estágios supervisionados, onde alunos de uma turma da 4ª série ficaram muito empolgados em participar e em aprender quando utilizadas aulas dinâmicas para ensinar conteúdos de matemática, porém quando as aulas eram conduzidas de forma mecanicista e tradicionalmente os alunos sentiam-se reprimidos e desmotivados, por tanto faz-se a necessidade de se investigar a contribuição dos jogos e das brincadeiras no processo alfabetizador das crianças, principalmente a concepção do professor na utilização desta ferramenta como facilitador do ensino e aprendizagem dentro das salas de aula. Portanto objetivou-se analisar o uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil e na prática pedagógica. Para tanto, utilizou-se a linha de pesquisa Educação e Práticas Educativas, numa abordagem qualitativa através do método descritivo analítico. O tipo de pesquisa foi baseado na pesquisa bibliográfica e de campo, onde foi usado os instrumentos de coleta o questionário e a observação em sala de aula. Foi possível notar que os professores pesquisados concebem o lúdico como ferramenta educacional e que se apropriam deste recurso metodológico em sala de aula como facilitadora para o desenvolvimento das atividades curriculares. |