Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos

Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Pic...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Edson da Mota
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922
Resumo:
Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir das indagações realizadas pelo pesquisador em relação a como ocorrias as interações e discussões sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em uma atividade de experimentação investigativa. Os principais referenciais teóricos utilizados nesse estudo são Mortimer e Scott (2002), através da estrutura analítica que os autores propõem e Malheiro (2016), Carvalho, et al. (2009) e Carvalho (2013) que tratam sobre experimentação investigativa. Nessa pesquisa foram analisados dois episódios extraídos de uma sequência de seis que estão sendo investigados em uma dissertação de mestrado. Os sujeitos que participaram da pesquisa são uma professora-monitora e um grupo de oito estudantes, como idades entre dez e doze anos. Os resultados dessa pesquisa apontam para o tipo de Abordagem Comunicativa e os Padrões de Interação que prevaleceram no decorrer da atividade de forma que o conhecimento científico fosse construído através da investigação desenvolvida.