/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos
Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Pic...
Autor principal: | MONTEIRO, Edson da Mota |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-922 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9222020-02-17T18:51:07Z As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos MONTEIRO, Edson da Mota MALHEIRO, João Manoel da Silva http://lattes.cnpq.br/7502225344402729 OLIVEIRA, Luana Cristina Silva http://lattes.cnpq.br/4281379239705101 Ciências - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir das indagações realizadas pelo pesquisador em relação a como ocorrias as interações e discussões sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em uma atividade de experimentação investigativa. Os principais referenciais teóricos utilizados nesse estudo são Mortimer e Scott (2002), através da estrutura analítica que os autores propõem e Malheiro (2016), Carvalho, et al. (2009) e Carvalho (2013) que tratam sobre experimentação investigativa. Nessa pesquisa foram analisados dois episódios extraídos de uma sequência de seis que estão sendo investigados em uma dissertação de mestrado. Os sujeitos que participaram da pesquisa são uma professora-monitora e um grupo de oito estudantes, como idades entre dez e doze anos. Os resultados dessa pesquisa apontam para o tipo de Abordagem Comunicativa e os Padrões de Interação que prevaleceram no decorrer da atividade de forma que o conhecimento científico fosse construído através da investigação desenvolvida. 2019-01-04T14:43:59Z 2019-01-04T14:43:59Z 2018-09-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Edson da Mota. As interações discursivas em um clube de ciências : a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ciências - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Ciências - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS MONTEIRO, Edson da Mota As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
topic_facet |
Ciências - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta pesquisa apresenta um estudo qualitativo fundamentado em Bogdan e Biklen (1994) e tem como finalidade analisar como as interações discursivas e o conhecimento cientifico são constituídos entre uma professora-monitora e alunos que participam do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Wanderley Picanço Diniz, da Universidade Federal do Pará-Campus Castanhal. Essa investigação surgiu a partir das indagações realizadas pelo pesquisador em relação a como ocorrias as interações e discussões sobre as atividades desenvolvidas pelos alunos em uma atividade de experimentação investigativa. Os principais referenciais teóricos utilizados nesse estudo são Mortimer e Scott (2002), através da estrutura analítica que os autores propõem e Malheiro (2016), Carvalho, et al. (2009) e Carvalho (2013) que tratam sobre experimentação investigativa. Nessa pesquisa foram analisados dois episódios extraídos de uma sequência de seis que estão sendo investigados em uma dissertação de mestrado. Os sujeitos que participaram da pesquisa são uma professora-monitora e um grupo de oito estudantes, como idades entre dez e doze anos. Os resultados dessa pesquisa apontam para o tipo de Abordagem Comunicativa e os Padrões de Interação que prevaleceram no decorrer da atividade de forma que o conhecimento científico fosse construído através da investigação desenvolvida. |
author_additional |
MALHEIRO, João Manoel da Silva |
author_additionalStr |
MALHEIRO, João Manoel da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MONTEIRO, Edson da Mota |
title |
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
title_short |
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
title_full |
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
title_fullStr |
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
title_full_unstemmed |
As interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
title_sort |
as interações discursivas em um clube de ciências: a experimentação investigativa na construção de conhecimentos científicos |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/922 |
_version_ |
1787154602492166144 |
score |
11.753896 |