Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)

Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracteri...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Crysth Lorrana Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-930
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9302019-01-09T03:00:30Z Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) COSTA, Crysth Lorrana Souza NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Professores - Formação Educação de adultos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática. 2019-01-08T17:50:52Z 2019-01-08T17:50:52Z 2018-09-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Crysth Lorrana Souza. Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Educação de adultos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Educação de adultos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
COSTA, Crysth Lorrana Souza
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
topic_facet Professores - Formação
Educação de adultos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática.
author_additional NASCIMENTO, Eula Regina Lima
author_additionalStr NASCIMENTO, Eula Regina Lima
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Crysth Lorrana Souza
title Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
title_short Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
title_full Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
title_fullStr Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
title_full_unstemmed Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
title_sort formação continuada para docentes da eja : um estudo bibliográfico no estado do pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930
_version_ 1787154603144380416
score 11.753896