/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017)
Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracteri...
Autor principal: | COSTA, Crysth Lorrana Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-930 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9302019-01-09T03:00:30Z Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) COSTA, Crysth Lorrana Souza NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Professores - Formação Educação de adultos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática. 2019-01-08T17:50:52Z 2019-01-08T17:50:52Z 2018-09-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Crysth Lorrana Souza. Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores - Formação Educação de adultos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Professores - Formação Educação de adultos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS COSTA, Crysth Lorrana Souza Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
topic_facet |
Professores - Formação Educação de adultos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este estudo teve como objeto a formação continuada para docentes da EJA no estado do Pará, propondo buscar, através da abordagem qualitativa de pesquisa e realizando levantamento bibliográfico, relatos de formação continuada para a EJA no Estado, nos últimos cinco anos (2013-2017), afim de caracterizar o cenário do Estado. O estudo foi realizado a partir da pesquisa com as palavras-chave EJA, Formação Continuada e Formação Continuada para Docentes da EJA no Estado do Pará, nos sites definidos como fontes de dados, que foram: Periódico Capes, CNPQ, ANPEd e BDTD/UFPA. Para a pesquisa foram utilizados referenciais teóricos e documentos oficiais que forneceram suporte para o estudo. No estudo a EJA é apresentada a luz de autores como Gadotti (1999), Haddad (2002), Freire (1996; 1979), Moura (2009), dentre outros. A formação continuada é conceituada pelos autores Candau (1997), Cury (2000), Soares (2006) e outros. Os documentos utilizados foram o Parecer CNE/CEB nº 11/2000, o Parecer CNE/CEB nº 23/2008 e o Plano de formação docente do estado do Pará. Como resultados, o estudo mostrou que os relatos de formação continuada para os docentes da EJA são escassos na literatura, e os dados obtidos demonstram que a formação é direcionada a todos os docentes, não foram encontrados relatos de formação continuada direcionada somente aos docentes da EJA. Desta forma, este estudo ressalta a necessidade da realização de pesquisas sobre a temática. |
author_additional |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
author_additionalStr |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Crysth Lorrana Souza |
title |
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
title_short |
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
title_full |
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
title_fullStr |
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para docentes da EJA : um estudo bibliográfico no estado do Pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
title_sort |
formação continuada para docentes da eja : um estudo bibliográfico no estado do pará, nos últimos cinco anos (2013-2017) |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/930 |
_version_ |
1787154603144380416 |
score |
11.753896 |