Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública

O grande número de situações e relações que ocorrem no interior das escolas e suas influencias na visão social de mundo e no ensinoaprendizagem são as razões que motivaram essa investigação. Pretende-se analisar as interrelações no ambiente escolar, procurando evidenciar frente a relações de poder/s...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Manoel Travassos dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/944
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-944
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9442019-01-10T03:00:30Z Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública SANTOS, Manoel Travassos dos SANTOS, Dario Azevedo dos http://lattes.cnpq.br/4866080814581120 Escolas - Organização e administração Gestão escolar Exclusão social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O grande número de situações e relações que ocorrem no interior das escolas e suas influencias na visão social de mundo e no ensinoaprendizagem são as razões que motivaram essa investigação. Pretende-se analisar as interrelações no ambiente escolar, procurando evidenciar frente a relações de poder/saber quais papéis são oferecidos ao corpo de apoio escolar nos processos de democratização do ensino dentro da escola pública. Com essa finalidade foi escolhida uma escola da rede estadual de ensino, ligada a SEDUC/PA, onde os escalonamentos e as divisões têm aumentado a distância entre os discentes, os docentes e o corpo técnico. Neste projeto de estudo foram envolvidos os porteiros da escola, no intento de dar visibilidade a esse trabalho, mas também pela irrelevância social e educacional atribuída a essa função. Para apoiar a investigação foram utilizados dados bibliográficos, observações, relatos, entrevistas entre outros. O objeto investigado optou pela pesquisa qualitativa e exploratória, uma vez que ela permite a flexibilidade quanto aos objetivos e ao planejamento e possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado, e apoiou-se o texto no método descritivo/analítico combinados a sociologia compreensiva, com ênfase na Burocracia especializada configurando possibilidades de nivelamento social de Max Weber; nos estudos sobre a gestão escolar e suas influencias na formação social do aluno de Vitor Paro e na integração de esforços coletivos por meio de comunidades de aprendizagens de Heloisa Lück. Os resultados demonstraram que práticas empresariais primitivas, politicas clientelísticas, e sistemas escalonados produziram um histórico de invisibilidades aos funcionários de apoio escolar, contudo, os reconhece como “anônimos” essenciais aos processos educativos. 2019-01-09T19:33:20Z 2019-01-09T19:33:20Z 2018-10-17 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SANTOS, Manoel Travassos dos. Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/944. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/944 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Exclusão social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Exclusão social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SANTOS, Manoel Travassos dos
Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
topic_facet Escolas - Organização e administração
Gestão escolar
Exclusão social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O grande número de situações e relações que ocorrem no interior das escolas e suas influencias na visão social de mundo e no ensinoaprendizagem são as razões que motivaram essa investigação. Pretende-se analisar as interrelações no ambiente escolar, procurando evidenciar frente a relações de poder/saber quais papéis são oferecidos ao corpo de apoio escolar nos processos de democratização do ensino dentro da escola pública. Com essa finalidade foi escolhida uma escola da rede estadual de ensino, ligada a SEDUC/PA, onde os escalonamentos e as divisões têm aumentado a distância entre os discentes, os docentes e o corpo técnico. Neste projeto de estudo foram envolvidos os porteiros da escola, no intento de dar visibilidade a esse trabalho, mas também pela irrelevância social e educacional atribuída a essa função. Para apoiar a investigação foram utilizados dados bibliográficos, observações, relatos, entrevistas entre outros. O objeto investigado optou pela pesquisa qualitativa e exploratória, uma vez que ela permite a flexibilidade quanto aos objetivos e ao planejamento e possibilita a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado, e apoiou-se o texto no método descritivo/analítico combinados a sociologia compreensiva, com ênfase na Burocracia especializada configurando possibilidades de nivelamento social de Max Weber; nos estudos sobre a gestão escolar e suas influencias na formação social do aluno de Vitor Paro e na integração de esforços coletivos por meio de comunidades de aprendizagens de Heloisa Lück. Os resultados demonstraram que práticas empresariais primitivas, politicas clientelísticas, e sistemas escalonados produziram um histórico de invisibilidades aos funcionários de apoio escolar, contudo, os reconhece como “anônimos” essenciais aos processos educativos.
author_additional SANTOS, Dario Azevedo dos
author_additionalStr SANTOS, Dario Azevedo dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SANTOS, Manoel Travassos dos
title Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
title_short Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
title_full Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
title_fullStr Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
title_full_unstemmed Gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
title_sort gestão escolar e o paradoxo da (in)visibilidade: a evidência de sujeitos “anônimos” nos processos de democratização da escola pública
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/944
_version_ 1787154607794814976
score 11.753735