/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA
A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, nesse sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de alfabetização de professoras do ensino fundamental do 1º ao 3º ano e os desafios enfrentados por esses profissionais. Tend...
Autor principal: | HUNGRIA, Jessica Damasceno |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/950 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-950 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9502019-01-11T03:00:31Z Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA HUNGRIA, Jessica Damasceno NASCIMENTO, Eula Regina Lima http://lattes.cnpq.br/0460051621828656 Alfabetização Prática de ensino Ensino fundamental Escolas públicas Santa Izabel do Pará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, nesse sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de alfabetização de professoras do ensino fundamental do 1º ao 3º ano e os desafios enfrentados por esses profissionais. Tendo como as questões norteadoras: Como se caracterizam as práticas pedagógicas de alfabetização docente? Qual a concepção de alfabetização na perspectiva docente/discente? Quais desafios são encontrados pelas docentes no processo de alfabetização? Para referenciar este trabalho dialogou-se com Ferreiro (1999, 2008, 2005); Freire (1989, 2009, 2014); Soares (1985, 2015); Souza (2016); Ribeiro e Araújo (2013); Abreu (2013); Brasil (2012); Moll (2009); Santos e Brito (2012); Barretto e Sousa (2005). Em relação a metodologia, a abordagem qualitativa norteou o estudo pautando-se nos autores: Gerhardt e Silveira (2009); Gil (2008) e Severino (2007). A coleta dos dados foi realizada via entrevista semiestruturadas e observações. O local foi uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Santa Izabel do Pará e os sujeitos foram três (03) professoras e três (03) alunas do ciclo de alfabetização. Os resultados da pesquisa apontaram que; 1) a prática pedagógica das docentes está atrelado a um ensino diversificado da leitura e da escrita, pois apresentam um trabalho formativo em que os alunos vão sendo inseridos em contextos sociais, por meio de atividades que levam os discentes a participarem e interagirem de maneira dinâmica ; 2) observamos que para as docentes a alfabetização é um processo dinâmico em que é compreendido tanto como aprendizagem ou aquisição da leitura e da escrita entrelaçada a interpretação para uso social, quanto um processo ainda com um viés mecânico; na perspectiva das discentes, a alfabetização é um processo no qual o conhecimento é construído de maneira mútua entre educador e educando, por meio da interação. A alfabetização seria algo fascinante e relevante para suas formações humanas; 3) constatamos na fala das professoras a ausência da família no acompanhamento dos processos de aprendizado de seus filhos, e como esse fator tem afetado diretamente no desenvolvimento cognitivo e social desses sujeitos. 2019-01-10T18:15:32Z 2019-01-10T18:15:32Z 2018-08-31 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação HUNGRIA, Jessica Damasceno. Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/950. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/950 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Prática de ensino Ensino fundamental Escolas públicas Santa Izabel do Pará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Prática de ensino Ensino fundamental Escolas públicas Santa Izabel do Pará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS HUNGRIA, Jessica Damasceno Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
topic_facet |
Alfabetização Prática de ensino Ensino fundamental Escolas públicas Santa Izabel do Pará (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A alfabetização é um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, nesse sentido o objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas pedagógicas de alfabetização de professoras do ensino fundamental do 1º ao 3º ano e os desafios enfrentados por esses profissionais. Tendo como as questões norteadoras: Como se caracterizam as práticas pedagógicas de alfabetização docente? Qual a concepção de alfabetização na perspectiva docente/discente? Quais desafios são encontrados pelas docentes no processo de alfabetização? Para referenciar este trabalho dialogou-se com Ferreiro (1999, 2008, 2005); Freire (1989, 2009, 2014); Soares (1985, 2015); Souza (2016); Ribeiro e Araújo (2013); Abreu (2013); Brasil (2012); Moll (2009); Santos e Brito (2012); Barretto e Sousa (2005). Em relação a metodologia, a abordagem qualitativa norteou o estudo pautando-se nos autores: Gerhardt e Silveira (2009); Gil (2008) e Severino (2007). A coleta dos dados foi realizada via entrevista semiestruturadas e observações. O local foi uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Santa Izabel do Pará e os sujeitos foram três (03) professoras e três (03) alunas do ciclo de alfabetização. Os resultados da pesquisa apontaram que; 1) a prática pedagógica das docentes está atrelado a um ensino diversificado da leitura e da escrita, pois apresentam um trabalho formativo em que os alunos vão sendo inseridos em contextos sociais, por meio de atividades que levam os discentes a participarem e interagirem de maneira dinâmica ; 2) observamos que para as docentes a alfabetização é um processo dinâmico em que é compreendido tanto como aprendizagem ou aquisição da leitura e da escrita entrelaçada a interpretação para uso social, quanto um processo ainda com um viés mecânico; na perspectiva das discentes, a alfabetização é um processo no qual o conhecimento é construído de maneira mútua entre educador e educando, por meio da interação. A alfabetização seria algo fascinante e relevante para suas formações humanas; 3) constatamos na fala das professoras a ausência da família no acompanhamento dos processos de aprendizado de seus filhos, e como esse fator tem afetado diretamente no desenvolvimento cognitivo e social desses sujeitos. |
author_additional |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
author_additionalStr |
NASCIMENTO, Eula Regina Lima |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
HUNGRIA, Jessica Damasceno |
title |
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
title_short |
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
title_full |
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em Santa Izabel do Pará/PA |
title_sort |
práticas pedagógicas de alfabetização no ensino fundamental do 1º ao 3º ano em uma escola pública em santa izabel do pará/pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/950 |
_version_ |
1787154609938104320 |
score |
11.753735 |