/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Práticas pedagógicas de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Castanhal-PA
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo para a formação de sujeitos le...
Autor principal: | PIMENTEL, Eni Maria Santa Brigida |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1234 |
Resumo: |
---|
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa as práticas pedagógicas de
alfabetização em uma escola municipal de Castanhal-PA, descrevendo-as, identificando se as
mesmas estão ocorrendo na perspectiva do letramento e verificando se elas estão contribuindo
para a formação de sujeitos leitores escritores e produtores de cultura. A abordagem da
pesquisa é de cunho qualitativo através de uma pesquisa de campo feita no primeiro ano do
ensino fundamental, tendo como instrumentos de coleta, a observação da turma durante duas
semanas e para complementar a entrevista com a professora. Como principais referenciais
teóricos temos Magda Soares (2017) e Marlene Carvalho (2017) e seus estudos sobre o
alfabetizar letrando para analisar as práticas da professora. Como resultado da pesquisa foi
confirmada na entrevista que a concepção de alfabetização na rede municipal de ensino de
Castanhal é sóciointeracionista, e que a alfabetização no primeiro ano ocorre na perspectiva
do letramento, portanto, inserindo as crianças nas práticas sociais de leitura e escrita e de fato
contribuindo para formação de sujeitos leitores, escritores e produtores de cultura. |