/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Livro
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais
1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais
Autor principal: | PESSOA, Wilton Rabelo |
---|---|
Outros Autores: | VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
Grau: | Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Paka-Tatu
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 |
id |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-560 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-5602019-11-06T17:04:17Z Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais PESSOA, Wilton Rabelo VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais 1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais 2 De onde vem o carapanã? Investigação e formação em aulas de ciências 3 Concepções de professoras dos anos iniciais sobre o tema usos e cuidados com água 4 O ensino de matemática por meio de sofwares educativos 5 Modos de aprender, modos de ensinar: memórias leitura de professores-estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 6 O tratamento da informação (gráfcos e tabelas) presente em livros didáticos de ciências dos anos iniciais 7 Memórias de formação: vivências, encontros e desencontros 8 O Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais em classe multisseriada: o olhar de uma professora em formação 9 Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros dos professores nas turmas da EJA da 1ª e 2ª etapa Esse estudo narrativo aborda aulas de ciências para discutir as atividades investigativas e a formação inicial de professores nos anos iniciais. Visa responder à pergunta: Que aspectos formativos contribuem para o encaminhamento de atividades investigativas no ensino de ciências nos anos iniciais? Os sujeitos, autores da prática foco de estudo, pertenciam ao quadro de professores temporários da Semed-Bujaru e eram discentes do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens - LIECML do Parfor, polo Bujaru. Em conjunto com uma turma multisseriada dos anos iniciais, investigaram a origem do carapanã. A realização da investigação foi registrada com o uso de vídeo, fotos e produção escrita. O material foi analisado sob o enfoque da formação de professores e do ensino de ciências para os anos iniciais. O contexto formativo e a capacidade criativa do professor são aspectos formativos relevantes desse processo. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) 2018-12-27T17:04:41Z 2018-12-27T17:04:41Z 2018 Livro PESSOA, Wilton Rabelo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes (org.). Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais. Belém: Paka-Tatu, 2018. E-book (154 p.). (Coleção PARFOR/UFPA. Educação e formação de professores na Amazônia, v. 2). Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560. Acesso em:. 9788578034146 http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 por Coleção PARFOR/UFPA. Educação e Formação de Professores na Amazônia Acesso Aberto Paka-Tatu https://www.aedi.ufpa.br/parfor/arquivos/livros/PARFOR2_EducacaoemCiencias.pdf |
institution |
Portal do Livro Aberto da UFPA |
collection |
LivroAbertoUFPA |
language |
por |
topic |
Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
spellingShingle |
Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais PESSOA, Wilton Rabelo Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
topic_facet |
Professores - Formação Prática de ensino Letramento Docentes nos anos inciais |
description |
1 Ensino, letramento e formação docente nos anos iniciais |
format |
Livro |
author |
PESSOA, Wilton Rabelo |
author2 |
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
author2Str |
VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes |
title |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_short |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_full |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_fullStr |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
title_sort |
educação em ciências, matemática e linguagens: ensino, letratamento e formação docente nos anos iniciais |
publisher |
Paka-Tatu |
publishDate |
2018 |
url |
http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/560 |
_version_ |
1787153402798538752 |
score |
11.753735 |