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Tese
Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão...
Autor principal: | Rodrigues, Hellen Cris de Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4204921154496605, https://orcid.org/0000-0002-7408-5006 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente
referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento
literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos
iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou
esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de
práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto,
elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala
de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da
construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método
da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os
elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da
pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das
professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites
e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da
leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica
problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e
formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson
(2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman
(2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com
base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores
formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na
cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação,
perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões
apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos,
culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre
os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e
literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de
decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que
privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os
Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão
colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores
literários. |