Capítulo de Livro

Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento...

ver descrição completa

Autor principal: FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
Outros Autores: RIBEIRO, Célia Pereira, FERREIRA, Aline de Oliveira, SOUZA, Fábia Maria de
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
id oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-709
recordtype dspace
spelling oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-7092020-01-11T03:00:29Z Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo RIBEIRO, Célia Pereira FERREIRA, Aline de Oliveira SOUZA, Fábia Maria de ARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça de http://lattes.cnpq.br/3874994896149906 Gestão do conhecimento Letramento informacional Biblioteca Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes. RIBEIRO, C. P. Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central 2020-01-10T18:32:51Z 2020-01-10T18:32:51Z 2018 Capítulo de Livro FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo et. al. Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. In: MENDONÇA, Leopoldo (org.). Gestão do conhecimento e inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2018. v. 7, cap. 10, p. 108-116. Ebook. ISBN: 978-85-7042-009-1. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709 por Gestão do conhecimento e inovação: v. 7 Acesso Aberto https://poisson.com.br/2018/produto/gestao-do-conhecimento-e-inovacao-volume-7/
institution Portal do Livro Aberto da UFPA
collection LivroAbertoUFPA
language por
topic Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
spellingShingle Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
topic_facet Gestão do conhecimento
Letramento informacional
Biblioteca
description Este estudo visa identificar as contribuições que a gestão do conhecimento proporciona às práticas educativas dos bibliotecários junto aos alunos na Biblioteca Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Neste sentido, entender até que ponto eles estariam exercendo atividades de letramento informacional, quais as dificuldades e como a Gestão do Conhecimento poderia contribuir nesse processo. Gestão do Conhecimento é o processo que transforma informação em conhecimento acionável e que está disponível e pode ser facilmente utilizado por indivíduos que necessitem do mesmo (DALKIR, 2014). Por outro lado, letramento informacional é o processo que integra as ações de localizar, selecionar, acessar, organizar, usar informação e gerar conhecimento, visando à tomada de decisão e à resolução de problemas (GASQUE, 2010). A metodologia se baseou em uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico, sendo que a coleta de dados foi efetuada a partir de um questionário aplicado junto à Direção da Biblioteca, possibilitando a análise dos resultados e as observações gerais. Os resultados apontam para confirmar a importância do papel do bibliotecário possui na construção do letramento informacional e consequentemente do conhecimento, visto que tem domínio das técnicas de seleção, organização e disseminação das informações disponível em variados suportes.
author_additional ARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça de
author_additionalStr ARAÚJO, Leopoldo Eustáquio Mendonça de
format Capítulo de Livro
author FERREIRA FILHO, Hélio Raymundo
author2 RIBEIRO, Célia Pereira
FERREIRA, Aline de Oliveira
SOUZA, Fábia Maria de
author2Str RIBEIRO, Célia Pereira
FERREIRA, Aline de Oliveira
SOUZA, Fábia Maria de
title Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_short Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_fullStr Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_full_unstemmed Gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
title_sort gestão do conhecimento no processo de letramento informacional: um estudo na biblioteca da escola de aplicação da universidade federal do pará
publishDate 2020
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/709
_version_ 1787153416413249536
score 11.753714