Capítulo de Livro

O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara

Esse estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre Infâncias da Amazônia, realizado no Estado do Pará, na Mesorregião do Marajó, município de Curralinho, Distrito Vila do Piriá, região da Amazônia Marajoara, e que tem como interlocutores 25 (vinte e cinco) crianças na faixa etária de 5 a 11...

ver descrição completa

Autor principal: ANDRADE, Simei Santos
Outros Autores: REIS , Magali dos, ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/971
id oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-971
recordtype dspace
spelling oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-9712022-04-19T17:35:56Z O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara ANDRADE, Simei Santos REIS , Magali dos ALVES, Laura Maria Silva Araújo Criança ribeirinha Amazônia Marajoara Vila do Piriá Lugar social Cotidiano Esse estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre Infâncias da Amazônia, realizado no Estado do Pará, na Mesorregião do Marajó, município de Curralinho, Distrito Vila do Piriá, região da Amazônia Marajoara, e que tem como interlocutores 25 (vinte e cinco) crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Compreendemos que a criança ribeirinha é parte integrante da estrutura social; ela marca a história do seu tempo, participando ativamente da vida em sociedade. Estabelece relações sociais incorporando a cultura do seu meio; nasce inserida em sua cotidianidade, participa da vida social por inteiro, apropria-se de valores e comportamentos que traduzem o seu tempo e lugar, visto que as relações sociais fazem parte da sua existência de sujeito, que interage no e com o mundo. O objetivo deste estudo consiste em analisar o lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara. O referencial teórico centra-se na Sociologia da Infância: CHRISTENSEN; JAMES (2005), FERREIRA (2004), PROUT (2010), QVORTRUP (2005) e SARMENTO (2009), além dos pesquisadores que desenvolvem investigação com as crianças da Amazônia, com destaque para ALVES (2007, 2014), ARAÚJO (2014), LIMA (2011) e MORAES; ALVES (2014). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de ouvir a voz da criança. O estudo possibilitou a análise da vida cotidiana, da cultura, do lugar, do tempo de ser criança em condições objetivas. As conclusões do estudo mostram que as crianças ribeirinhas detêm saberes que norteiam suas práticas sociais cotidianas, embora convivam com uma realidade nem sempre favorável ao seu pleno desenvolvimento em virtude da precariedade social, econômica e política a que estão submetidas; têm a capacidade de dizer do seu lugar de uma maneira simples, concreta e sensível, com a predominância da cultura oral sobre a escrita, produzindo histórias que geram multiplicidades de enfoques da cultura e do lugar. ANDRADE, S. S. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte (ICA), Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) REIS, Magali dos. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas, Educação ALVES, Laura Maria Silva Araújo. Universidade Federal do Pará, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa 2021-09-03T13:47:02Z 2021-09-03T13:47:02Z 2019 Capítulo de Livro ANDRADE, Simei Santos; REIS, Magali dos; ALVES, Laura Maria Silva Araújo. O lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara. In: MACHADO, Maria Izabel (org.). A sociologia e as questões interpostas ao desenvolvimento humano 2. Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019. v. 2, cap. 6, p. 56-66. ISBN 978-85-7247-863-2. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/971. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/971 por A sociologia e as questões interpostas ao desenvolvimento humano 2 Acesso Aberto https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2849
institution Portal do Livro Aberto da UFPA
collection LivroAbertoUFPA
language por
topic Criança ribeirinha
Amazônia Marajoara
Vila do Piriá
Lugar social
Cotidiano
spellingShingle Criança ribeirinha
Amazônia Marajoara
Vila do Piriá
Lugar social
Cotidiano
ANDRADE, Simei Santos
O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
topic_facet Criança ribeirinha
Amazônia Marajoara
Vila do Piriá
Lugar social
Cotidiano
description Esse estudo é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre Infâncias da Amazônia, realizado no Estado do Pará, na Mesorregião do Marajó, município de Curralinho, Distrito Vila do Piriá, região da Amazônia Marajoara, e que tem como interlocutores 25 (vinte e cinco) crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Compreendemos que a criança ribeirinha é parte integrante da estrutura social; ela marca a história do seu tempo, participando ativamente da vida em sociedade. Estabelece relações sociais incorporando a cultura do seu meio; nasce inserida em sua cotidianidade, participa da vida social por inteiro, apropria-se de valores e comportamentos que traduzem o seu tempo e lugar, visto que as relações sociais fazem parte da sua existência de sujeito, que interage no e com o mundo. O objetivo deste estudo consiste em analisar o lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara. O referencial teórico centra-se na Sociologia da Infância: CHRISTENSEN; JAMES (2005), FERREIRA (2004), PROUT (2010), QVORTRUP (2005) e SARMENTO (2009), além dos pesquisadores que desenvolvem investigação com as crianças da Amazônia, com destaque para ALVES (2007, 2014), ARAÚJO (2014), LIMA (2011) e MORAES; ALVES (2014). A pesquisa realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa baseada numa etnografia com crianças. Nossa opção por esta metodologia se deu em virtude de ela responder com maior efeito às nossas expectativas no sentido de ouvir a voz da criança. O estudo possibilitou a análise da vida cotidiana, da cultura, do lugar, do tempo de ser criança em condições objetivas. As conclusões do estudo mostram que as crianças ribeirinhas detêm saberes que norteiam suas práticas sociais cotidianas, embora convivam com uma realidade nem sempre favorável ao seu pleno desenvolvimento em virtude da precariedade social, econômica e política a que estão submetidas; têm a capacidade de dizer do seu lugar de uma maneira simples, concreta e sensível, com a predominância da cultura oral sobre a escrita, produzindo histórias que geram multiplicidades de enfoques da cultura e do lugar.
format Capítulo de Livro
author ANDRADE, Simei Santos
author2 REIS , Magali dos
ALVES, Laura Maria Silva Araújo
author2Str REIS , Magali dos
ALVES, Laura Maria Silva Araújo
title O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
title_short O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
title_full O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
title_fullStr O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
title_full_unstemmed O Lugar social da criança ribeirinha da Amazônia Marajoara
title_sort o lugar social da criança ribeirinha da amazônia marajoara
publishDate 2021
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/971
_version_ 1787153446920519680
score 11.755432