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Dissertação
Música e Brincadeira: potencial de criação e produção, usando a ferramenta tecnológica BandLab, no contexto das rotinas de sala de aula nas escolas de educação básica - anos finais
Esta pesquisa tem por finalidade, promover o aprendizado e a evolução da criatividade artística e cultural, nos alunos dos 7os, 8os, e 9os anos do ensino Fundamental – Anos Finais, na rotina de sala de aula, durante o ensino de música, na Escola Estadual Alfredo Fernandes, fazendo uso das novas tecn...
Autor principal: | Andrade, Cherre Lane Laranjeira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9943946535460461 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10081 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem por finalidade, promover o aprendizado e a evolução da criatividade artística e cultural, nos alunos dos 7os, 8os, e 9os anos do ensino Fundamental – Anos Finais, na rotina de sala de aula, durante o ensino de música, na Escola Estadual Alfredo Fernandes, fazendo uso das novas tecnologias e tendo como ferramenta tecnológica, o uso do aplicativo de composição e produção musical, BandLab. A metodologia fundamenta-se na pesquisa-ação e foi elaborada em três etapas: apresentação do aplicativo aos alunos, produções teste sob nossa orientação, para o aprendizado de como utilizar o aplicativo, e produção final coletiva de composições musicais inéditas para álbum. Nos embasamos, epistemologicamente, a partir de conceitos, que abordam a estruturação formal, ambiental e social para a realização da pesquisa científica, desenvolvidos por autores como Cleber Prodanov e Ernani Freitas (2009), e Antônio Carlos Gil (2002), e ainda, consonantemente com estudos desenvolvidos sobre recursos didáticos interativos e tecnologias digitais, com os autores Jacson Colares (2023), Francine Cernev e Vânia Malagutti (2016) entre outros. Tudo isso, em concomitância com as leis que regem a obrigatoriedade da educação básica pública em nosso país. O objetivo desta pesquisa é a possibilidade de desenvolver no aluno a curiosidade, o saber e a certeza de que ele pode e consegue o fazer/criar, usando ferramentas tecnológicas de fácil acesso e que estão à sua disposição. |