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Dissertação
Pedagogia Griô: educação, cultura e ancestralidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no Município de Manacapuru
Esta pesquisa propôs-se a investigar a presença e influência da Pedagogia Griô nos processos de ensino-aprendizagem da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, situada na comunidade do Rosarinho, zona rural de Manacapuru. O objetivo foi examinar como os elementos distintivos da Pedagogia Griô estão...
Autor principal: | Nunes, Joseane de Brito Bezerra |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6630819334479867 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101132024-10-05T05:05:50Z Pedagogia Griô: educação, cultura e ancestralidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no Município de Manacapuru Griô Pedagogy: Education, Culture and Ancestry at the Nossa Senhora do Rosário State School in the Municipality of Manacapuru Nunes, Joseane de Brito Bezerra Freitas, Marilene Corrêa da Silva http://lattes.cnpq.br/6630819334479867 http://lattes.cnpq.br/4187449641949679 Garcia, Fabiane Maia http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 Ramos, Paula Mirana de Souza http://lattes.cnpq.br/6548260485304940 . . . CIENCIAS HUMANAS Pedagogia Griô Ensino Aprendizagem Práticas Pedagógicas Saberes Tradicionais Amazonas Esta pesquisa propôs-se a investigar a presença e influência da Pedagogia Griô nos processos de ensino-aprendizagem da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, situada na comunidade do Rosarinho, zona rural de Manacapuru. O objetivo foi examinar como os elementos distintivos da Pedagogia Griô estão incorporados nas práticas educacionais dos professores e na abordagem da escola como um todo, desde o planejamento até a implementação das atividades. Além disso, buscou-se compreender em que medida a cultura local desempenha um papel fundamental nessa dinâmica, bem como o envolvimento dos membros da comunidade no processo de construção do conhecimento, especialmente no que tange à valorização dos saberes tradicionais. Por meio de uma análise aprofundada desses aspectos, o estudo contribuirá para a compreensão das interações entre educação, cultura e ancestralidade, promovendo reflexões relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento das conexões comunitárias. This research proposes to investigate the presence and influence of the Griô Pedagogy in the teaching-learning processes of the Nossa Senhora do Rosário State School, located in the community of Rosarinho, in the rural area of Manacapuru. The objective is to examine how the distinctive elements of Griô Pedagogy are incorporated in the teachers' educational practices and in the approach of the school as a whole, from the planning to the implementation of the activities. In addition, an attempt is made to understand the extent to which the local culture plays a fundamental role in this dynamic, as well as the involvement of community members in the knowledge construction process, especially with regard to the appreciation of traditional knowledge. Through an in-depth analysis of these aspects, the study will contribute to understanding the interactions between education, culture and ancestry, promoting relevant reflections for the improvement of pedagogical practices and the strengthening of community connections. Keywords: FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-07-15T19:00:28Z 2024-03-20 Dissertação NUNES, Joseane de Brito Bezerra. Pedagogia Griô: educação, cultura e ancestralidade na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no Município de Manacapuru. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10113 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa propôs-se a investigar a presença e influência da Pedagogia Griô nos processos de ensino-aprendizagem da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, situada na comunidade do Rosarinho, zona rural de Manacapuru. O objetivo foi examinar como os elementos distintivos da Pedagogia Griô estão incorporados nas práticas educacionais dos professores e na abordagem da escola como um todo, desde o planejamento até a implementação das atividades. Além disso, buscou-se compreender em que medida a cultura local desempenha um papel fundamental nessa dinâmica, bem como o envolvimento dos membros da comunidade no processo de construção do conhecimento, especialmente no que tange à valorização dos saberes tradicionais. Por meio de uma análise aprofundada desses aspectos, o estudo contribuirá para a compreensão das interações entre educação, cultura e ancestralidade, promovendo reflexões relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento das conexões comunitárias. |
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