Dissertação

O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos

A reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgira...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Franklane Souza da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4005482050188519, https://orcid.org/0000-0002-9538-3600
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
.
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10130
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10130
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101302024-07-17T05:03:42Z O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos Costa, Franklane Souza da Oda, Welton Yudi http://lattes.cnpq.br/4005482050188519 http://lattes.cnpq.br/2950420618885200 Lemos, Radamés Gonçalves de http://lattes.cnpq.br/0558426291347709 Alcântara Filho, José de http://lattes.cnpq.br/7286458435283357 https://orcid.org/0000-0002-9538-3600 . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA PARFOR Formação de professores Licenciatura em matemática Concepção A reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgiram várias inquietações, dentre as quais, destaca-se a presença do Professor Formador, uma vez que este se constitui como uma espécie de fio condutor de todo o processo formativo de novos professores. Apresenta-se como principal objetivo deste estudo analisar a concepção do professor formador sobre os processos formativos em Licenciatura em Matemática ofertada pelo PARFOR, buscando identificar quais seriam, para eles, os elementos essenciais da formação docente. No intuito de elucidar o problema de pesquisa optou-se por um percurso metodológico orientado pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, e como ferramenta para a obtenção de informações utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e os procedimentos e critérios da Análise Textual Discursiva. A pesquisa demonstrou que o curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo PARFOR, através da Universidade Federal do Amazonas, apresenta desvantagens pedagógicas e estruturais, agravado por lacunas formativas dos formadores que, em determinado casos, se utiliza de concepções matemáticas numa perspectiva da lógica de conteúdos, seguindo uma ordem linear, exigindo um repensar deste processo formativo em conjunto com a formação de professores que atuam nestes cursos no interior do estado do Amazonas. The reflection on elements that constitute the complex training process of Mathematics teachers arose from an experience as a student on the Degree Course in Mathematics at IFAM/AM of the National Program for Training Teachers in Basic Education (PARFOR). In this context, several concerns arose, among which the presence of the Teacher Trainer stands out, as this constitutes a kind of guiding thread throughout the training process of new teachers. The main objective is to analyze the teacher trainer's conception of the training processes in the Degree in Mathematics offered by PARFOR, seeking to identify what would be, for them, the essential elements of teacher training. In order to elucidate the research problem, we opted for a methodological path guided by a qualitative approach, of an exploratory and descriptive nature, and as a tool for obtaining information, semi-structured interviews and the procedures and criteria of Discursive Textual Analysis will be used. The research demonstrated that the Mathematics Degree course, offered by PARFOR, through the Federal University of Amazonas, presents pedagogical and structural disadvantages, aggravated by training gaps in the trainers who, in certain cases, use mathematical concepts from a perspective of the logic of contents, following a linear order, requiring a rethinking of this training process in conjunction with the training of teachers who work in these courses in the interior of the state of Amazonas. 2024-07-16T15:42:38Z 2024-03-12 Dissertação COSTA, Franklane Souza da. O PARFOR e formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10130 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic .
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
PARFOR
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Concepção
spellingShingle .
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
PARFOR
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Concepção
Costa, Franklane Souza da
O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
topic_facet .
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
PARFOR
Formação de professores
Licenciatura em matemática
Concepção
description A reflexão sobre elementos que constituem o complexo processo formativo de professores de Matemática surgiu a partir de uma experiência como discente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFAM/AM do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Neste contexto, surgiram várias inquietações, dentre as quais, destaca-se a presença do Professor Formador, uma vez que este se constitui como uma espécie de fio condutor de todo o processo formativo de novos professores. Apresenta-se como principal objetivo deste estudo analisar a concepção do professor formador sobre os processos formativos em Licenciatura em Matemática ofertada pelo PARFOR, buscando identificar quais seriam, para eles, os elementos essenciais da formação docente. No intuito de elucidar o problema de pesquisa optou-se por um percurso metodológico orientado pela abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, e como ferramenta para a obtenção de informações utilizar-se-á a entrevista semiestruturada e os procedimentos e critérios da Análise Textual Discursiva. A pesquisa demonstrou que o curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pelo PARFOR, através da Universidade Federal do Amazonas, apresenta desvantagens pedagógicas e estruturais, agravado por lacunas formativas dos formadores que, em determinado casos, se utiliza de concepções matemáticas numa perspectiva da lógica de conteúdos, seguindo uma ordem linear, exigindo um repensar deste processo formativo em conjunto com a formação de professores que atuam nestes cursos no interior do estado do Amazonas.
author_additional Oda, Welton Yudi
author_additionalStr Oda, Welton Yudi
format Dissertação
author Costa, Franklane Souza da
author2 http://lattes.cnpq.br/4005482050188519
https://orcid.org/0000-0002-9538-3600
author2Str http://lattes.cnpq.br/4005482050188519
https://orcid.org/0000-0002-9538-3600
title O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
title_short O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
title_full O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
title_fullStr O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
title_full_unstemmed O PARFOR e a formação inicial de professores de Matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
title_sort o parfor e a formação inicial de professores de matemática: a concepção do professor formador acerca do processo formativo dos licenciandos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10130
_version_ 1831970308449370112
score 11.753735