Dissertação

A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am

Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descreve...

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Autor principal: Amaro, Mário Jorge Pereira
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/4256554654196749, https://orcid.org/0009-0001-0094-9836
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10456
Resumo:
Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descrever as expectativas e percepções dos participantes do programa e identificar as contribuições para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de Matemática. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico e Dialético como campo teórico-metodológico, seguindo uma abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas de campo, tendo sido aplicados questionários e realizadas entrevistas, com roteiro semiestruturado com oito professores egressos do curso de Matemática – 2ª Licenciatura. Os dados foram tratados e analisados com base na análise de conteúdo. O PARFOR foi criado como um plano emergencial do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é oferecer cursos de licenciaturas a profissionais sem formação adequada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os resultados revelam que o PARFOR apresenta muitos problemas quanto ao acesso e a permanência de seus cursistas, dentre outros. No entanto, conclui-se que o PARFOR tem um papel fundamental na formação docente. Ele proporciona acesso ao ensino superior a muitos professores que não tiveram essa oportunidade no início de suas carreiras. Portanto, deve continuar, visando reduzir a desigualdade social entre as regiões brasileiras.