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Dissertação
O reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonial
Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do Quadro Europeu Comum de Referência – QECR, no ensino de Língua Inglesa, no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas, a partir de uma perspectiva decolonial, na qual busquei responder à pergunta central deste trabalho, a saber: de qu...
Autor principal: | Cruz, Alciclei da Graça |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9136344732683450, https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3896-7092 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10160 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101602024-07-19T05:03:57Z O reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonial Cruz, Alciclei da Graça Teixeira, Wagner Barros http://lattes.cnpq.br/9136344732683450 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Souza, Sérgio Augusto Freire de Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Souza, Sérgio Augusto Freire de https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3896-7092 . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Quadro Europeu Comum de Referência. Ensino de Língua Inglesa. Contexto Amazonense. Decolonialidade. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do Quadro Europeu Comum de Referência – QECR, no ensino de Língua Inglesa, no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas, a partir de uma perspectiva decolonial, na qual busquei responder à pergunta central deste trabalho, a saber: de que maneiras o Quadro Europeu Comum de Referência – QECR impacta na orientação curricular para o ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas? Como aporte teórico, trouxe conceitos e posicionamentos de pesquisadores que versam acerca das temáticas de políticas linguísticas, especificamente, as que são voltadas ao ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas, em especial, sobre o tema das (de)colonialidades, e ainda, sobre o Quadro Europeu Comum de Referência. Para chegar ao objetivo proposto, utilizei a pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e a pesquisa de cunho documental (Gil, 2002; Bardin, 2011), na qual fiz uso do método de Bardin para analisar o objeto de estudo. Além da análise dos documentos, houve a aplicação de um questionário investigativo aos participantes (Vieira, 2009; Fachin, 2006) que atenderam ao critério de inclusão desta pesquisa. A análise dos dados evidenciou que o ensino de Língua Inglesa no Brasil e, principalmente, no Amazonas, em especial, no município de Humaitá, encontra-se distante da realidade dos alunos de escolas públicas, uma vez que, os documentos curricularizantes seguem uma política linguística verticalizada, ou seja, traçam propostas relacionadas a descritores do QECR, documento voltado para um contexto imperialista, eurocêntrico, ou melhor, colonizador. The aim of this work was to analyze the impacts of the Common European Framework of Reference – CEFR, in the English Language teaching, in Humaita, located in the South of Amazonas, from a decolonial perspective, in which I sought to answer the following question of this work: In what ways does the Common European Framework of Reference – CEFR impact the curricular orientation for teaching English in Brazil and Amazonas? As a theoretical contribution, I broght concepts and thoughts from researchers who talk about the language policies theme, specifically, those aimed at teaching English in Brazil and Amazonas, in special, about the thematic of the (de)colonialities, and also about the Common European Framework of Reference. To reach to the proposed aim, I used the printed and telematic bibliographic research and documental research (Gil, 2002; Bardin, 2011), in which I used method of Bardin to analyze the object of study. In addition to document analysis, there was the aplication of investigative questionnaire for teachers (Vieira, 2009; Fachin, 2006). Data analysis showed that English language teaching in Brazil and, mainly, in Amazonas, especially in Humaitá, it is far from the contexto of students in publics schools, since the curricular documents follow a policy verticalized linguistics, that is, they outline proposals related to CEFR descriptors, a document aimed at na imperialist, Eurocentric, or Rather, colonizing context. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-07-18T18:56:35Z 2024-03-07 Dissertação CRUZ, Alciclei da Graça. O reflexo do quadro europeu comum de referência - QECR no ensino de língua inglesa, em Humaitá-Am: um olhar crítico sob a perspectiva de colonial. 2024. 203 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10160 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos do Quadro Europeu Comum de Referência – QECR, no ensino de Língua Inglesa, no município de Humaitá, localizado no Sul do Amazonas, a partir de uma perspectiva decolonial, na qual busquei responder à pergunta central deste trabalho, a saber: de que maneiras o Quadro Europeu Comum de Referência – QECR impacta na orientação curricular para o ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas? Como aporte teórico, trouxe conceitos e posicionamentos de pesquisadores que versam acerca das temáticas de políticas linguísticas, especificamente, as que são voltadas ao ensino de Língua Inglesa no Brasil e no Amazonas, em especial, sobre o tema das (de)colonialidades, e ainda, sobre o Quadro Europeu Comum de Referência. Para chegar ao objetivo proposto, utilizei a pesquisa bibliográfica impressa e telematizada e a pesquisa de cunho documental (Gil, 2002; Bardin, 2011), na qual fiz uso do método de Bardin para analisar o objeto de estudo. Além da análise dos documentos, houve a aplicação de um questionário investigativo aos participantes (Vieira, 2009; Fachin, 2006) que atenderam ao critério de inclusão desta pesquisa. A análise dos dados evidenciou que o ensino de Língua Inglesa no Brasil e, principalmente, no Amazonas, em especial, no município de Humaitá, encontra-se distante da realidade dos alunos de escolas públicas, uma vez que, os documentos curricularizantes seguem uma política linguística verticalizada, ou seja, traçam propostas relacionadas a descritores do QECR, documento voltado para um contexto imperialista, eurocêntrico, ou melhor, colonizador. |
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