Dissertação

Políticas públicas e a organização da educação primária na província do Amazonas durante o Segundo Reinado (1872-1889)

A presente dissertação, alocada na Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desbruça-se sobre as políticas públicas e a organização do ensino primário na Província do...

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Autor principal: Guelber, Fábio Rodrigo Severiano
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1480363317623669
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10162
Resumo:
A presente dissertação, alocada na Linha de Pesquisa Educação, Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desbruça-se sobre as políticas públicas e a organização do ensino primário na Província do Amazonas durante o fim do segundo reinado. Seu objetivo geral consiste em analisar os direcionamentos das Políticas Públicas para o Ensino Primário na Província do Amazonas (1872-1889), com foco nas concepções específicas de infância que emergiram das tensões em torno das ações do Estado Imperial. Como específicos, elencamos: Caracterizar a organização da Província do Amazonas e as mudanças sociais que tomaram lugar no final do Império; Identificar o tipo de educação que o Estado desenhou para as crianças na Província do Amazonas; Compreender as concepções de infância que estavam em disputa no âmbito da sociedade e do Estado no período. O desenho metodológico construído para o desenvolvimento da investigação parte do método Histórico, entre o diálogo da Nova História Cultural e o pensamento Bourdiesiano. A partir de uma pesquisa bibliográfica e do levantamento de publicações ligadas direta e indiretamente aos temas da pesquisa, construiu-se um diálogo entre os autores e o trabalho proposto. Posteriormente, na fase exploratória, foram realizadas visitas ao Arquivo Público do Estado do Amazonas, Centro Cultural dos Povos da Amazônia e sites especializado como da Biblioteca Nacional e da Fundação Carlos Chagas, do Center for Research Libraires e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve nesse momento o levantamento, categorização e análise dos documentos, constituindo uma pesquisa documental, sobre as Leis do Império Brasileiro, Relatórios dos Presidentes da Província, Regulamentos, Censo, jornais e revistas relativos aos tópicos estudados e ao período histórico analisado. Os resultados da pesquisa demonstram as ações e os silêncios do Estado frente a educação das crianças e revelam, sobretudo, como elas eram vistas ou não durante o fim do Império brasileiro na região norte.