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Dissertação
Estágio Supervisionado na formação inicial de professores: Percepções de professores iniciantes, egressos do Curso de Letras do IEAA.
Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores. Na busca de alcançar este ob...
Autor principal: | Laranjeira, Viviane Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7254270604283699 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10179 |
Resumo: |
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Esta pesquisa teve como o objetivo analisar a percepção de professores iniciantes, egressos do
curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade
Federal do Amazonas (UFAM) sobre o Estágio Supervisionado na formação de professores.
Na busca de alcançar este objetivo os específicos o complementam, como: a) identificar a
percepção dada ao Estágio Supervisionado pelos egressos para formação inicial dos
professores; b) descrever as experiências significativas adquiridas no Estágio Supervisionado;
c) analisar a percepção dos professores egressos sobre a relação entre teoria e prática vivenciada
no Estágio Supervisionado; d) explicitar a contribuição do Estágio Supervisionado para a
prática pedagógica dos professores. Para esta investigação, os aportes teórico-metodológicos
tiveram como base os estudos de Marcelo García (2009); Pimenta e Lima (2017); Tardif (2014);
Gatti (2014), Bardin (1977), Minayo (2002); Franco (2008) Jovchelovitch; Bauer (2010);
Creswell, (2014) entre outras contribuições. A pesquisa foi delineada na abordagem qualitativa,
caracterizando-se como do tipo narrativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas
narrativas e a Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. O estudo pretendeu evidenciar
as percepções advindas das vozes dos egressos do curso de Letras do IEAA/UFAM, sobre o
objeto proposto nesta pesquisa. Os resultados apontam para uma fragmentação do estágio no
processo formativo. Foi possível perceber que a forma como estágio tem sido trabalhado leva
o estudante a se limitar ao contexto de uma sala de aula sem participar outras atividade que
envolvem o aprender da docência. Contudo, o estágio, de alguma forma deu sua parcela de
contribuição quer seja pelas experiências negativas ou positivas que foram ressignificadas nas
práticas pedagógicas pelos professores na condição de iniciantes. |