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Dissertação
Análise do uso de livro didático de espanhol na escola pública de Manaus no contexto da pandemia de Covid-19
Esta dissertação de mestrado visa analisar de que forma(s) o livro didático tem sido abordado nas aulas de espanhol da rede pública de Manaus na atual conjuntura da Covid-19. Como objetivos específicos, propõe-se a verificar como o professor de espanhol tem aliado o livro didático ao contexto remoto...
Autor principal: | Silva, Luana Abreu da Costa |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/4489828236168278, https://orcid.org/0009-0008-5407-9160 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10193 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101932024-07-25T05:03:45Z Análise do uso de livro didático de espanhol na escola pública de Manaus no contexto da pandemia de Covid-19 Análisis del uso de libro didáctico de español en la escuela pública de Manaos en el contexto de la pandemia de Covid-19 Silva, Luana Abreu da Costa Teixeira, Wagner Barros https://lattes.cnpq.br/4489828236168278 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Matos, Doris Cristina Vicente da Silva http://lattes.cnpq.br/1730255667275532 Rodrigues, Luana Ferreira http://lattes.cnpq.br/8236254051650694 https://orcid.org/0009-0008-5407-9160 . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA: LINGUISTICA APLICADA Políticas Linguísticas Livro didático Formação de professores de Espanhol Ensino de Espanhol na Covid-19 Esta dissertação de mestrado visa analisar de que forma(s) o livro didático tem sido abordado nas aulas de espanhol da rede pública de Manaus na atual conjuntura da Covid-19. Como objetivos específicos, propõe-se a verificar como o professor de espanhol tem aliado o livro didático ao contexto remoto/híbrido, investigar de que maneira sua formação inicial/continuada contribuiu para a abordagem dada ao livro didático na pandemia de Covid-19 e identificar os desafios vivenciados por esse docente ao ministrar suas aulas associando o livro didático ao contexto da atual conjuntura. Para alcançar seus objetivos, além da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada, utiliza um estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Como base teórica são considerados postulados sobre o percurso histórico do livro didático no Brasil com base em Amendola (2017), Brandão (2019), Cassiano (2013), Guimarães e Freitas (2018), Klein (2016), Mantovani (2009), Rocha (2009), Rosa e Matos (2018) e Teixeira (2018), no livro didático na formação de professores de espanhol, fundamentado em Costa e Vita (2018), Freitas (2012), Silva (2017), bem como pressupostos sobre o ensino de Língua Espanhola na pandemia da Covid-19 segundo Dantas, Mustafa e Silva (2021), Ferreira (2020), Oliveira e Alencar (2021). Para gerar dados, foi utilizado o questionário investigativo com perguntas abertas e fechadas previamente formuladas utilizando a plataforma Google Formulário, a fim de garantir os cuidados sanitários necessários aos participantes dessa pesquisa devido à pandemia de Covid-19. Os dados obtidos com relação ao livro didático evidenciam que esse material assume um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e esteve presente nas aulas de Língua Espanhola por meio do ensino remoto/híbrido durante a pandemia de Covid-19. Palavras-chave: Políticas Linguísticas; Livro didático; Formação de professores de Espanhol, Ensino de Espanhol na Covid-19. Esta disertación de maestría tiene como objetivo analizar la manera en que se ha abordado el libro didáctico en las clases de español en la rede pública de Manaos en la coyuntura de Covid-19. Como objetivos específicos, se propone verificar cómo el profesor de español ha aliado el libro didáctico al contexto remoto/híbrido, investigar cómo su formación inicial/continuada contribuyó al enfoque dado al libro didáctico en la pandemia de Covid-19 e identificar los desafíos experimentados por estes profesores al impartir sus clases asociando el libro didáctico al contexto de la actual coyuntura. Para lograr sus objetivos, además de la investigación bibliográfica impresa y telematizada, utiliza un estudio de caso en un enfoque cualitativo. Como base teórica, los postulados sobre el historial del libro didáctico en Brasil, con base en Amendola (2017), Brandão (2019), Cassiano (2013), Guimarães y Freitas (2018), Klein (2016), Mantovani (2009), Rocha (2009), Rosa y Matos (2018) y Teixeira (2018), en el libro didáctico en la formación de profesores de español, con base en Costa y Vita (2018), Freitas (2012), Silva (2017), así como presupuestos sobre la enseñanza del español en la pandemia de Covid-19 según Dantas, Mustafa y Silva (2021), Ferreira (2020), Oliveira y Alencar (2021). Para generar datos, utilizamos el cuestionario de investigación con preguntas abiertas y cerradas previamente formuladas utilizando la plataforma Google Formulario, con el fin de garantizar el cuidado necesario a los participantes de esta investigación debido a la pandemia de Covid-19. Los datos obtenidos con relación al libro didáctico muestran que este material tiene un papel importante en el proceso de enseñanza-aprendizaje y estuvo presente en las clases de español a través de la enseñanza remota/híbrida durante la pandemia de Covid-19. Palabras clave: Políticas Lingüísticas; Libro didáctico; Formación de profesores de español, Enseñanza de español en la Covid-19. 2024-07-24T19:10:02Z 2023-08-18 Dissertação SILVA, Luana Abreu da Costa da. Análise do uso de livro didático de espanhol na escola pública de Manaus no contexto da pandemia de Covid-19. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10193 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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Esta dissertação de mestrado visa analisar de que forma(s) o livro didático tem sido abordado nas aulas de espanhol da rede pública de Manaus na atual conjuntura da Covid-19. Como objetivos específicos, propõe-se a verificar como o professor de espanhol tem aliado o livro didático ao contexto remoto/híbrido, investigar de que maneira sua formação inicial/continuada contribuiu para a abordagem dada ao livro didático na pandemia de Covid-19 e identificar os desafios vivenciados por esse docente ao ministrar suas aulas associando o livro didático ao contexto da atual conjuntura. Para alcançar seus objetivos, além da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada, utiliza um estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Como base teórica são considerados postulados sobre o percurso histórico do livro didático no Brasil com base em Amendola (2017), Brandão (2019), Cassiano (2013), Guimarães e Freitas (2018), Klein (2016), Mantovani (2009), Rocha (2009), Rosa e Matos (2018) e Teixeira (2018), no livro didático na formação de professores de espanhol, fundamentado em Costa e Vita (2018), Freitas (2012), Silva (2017), bem como pressupostos sobre o ensino de Língua Espanhola na pandemia da Covid-19 segundo Dantas, Mustafa e Silva (2021), Ferreira (2020), Oliveira e Alencar (2021). Para gerar dados, foi utilizado o questionário investigativo com perguntas abertas e fechadas previamente formuladas utilizando a plataforma Google Formulário, a fim de garantir os cuidados sanitários necessários aos participantes dessa pesquisa devido à pandemia de Covid-19. Os dados obtidos com relação ao livro didático evidenciam que esse material assume um papel importante no processo de ensino-aprendizagem e esteve presente nas aulas de Língua Espanhola por meio do ensino remoto/híbrido durante a pandemia de Covid-19.
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