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Dissertação
A experimentação investigativa contextualizada por meio de materiais acessíveis como estratégia para uma aprendizagem significativa
Em relação ao ambiente escolar, onde o processo de Ensino e Aprendizagem precisa ir além do que se é visto no cotidiano das escolas: a exposição oral e uso do livro didático são constantemente utilizadas como únicas ferramentas de ensino, e o que se sabe, não é o suficiente para promover uma aprendi...
Autor principal: | Limeira, Juliana Alexandre |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7210223186213598, https://orcid.org/0009-0000-8467-1554 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102102024-07-30T05:03:55Z A experimentação investigativa contextualizada por meio de materiais acessíveis como estratégia para uma aprendizagem significativa Contextualized investigative experimentation through materials as a strategy for meaningful learning Limeira, Juliana Alexandre Oliveira, Irlane Maia http://lattes.cnpq.br/7210223186213598 http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Souza, Vinícius Catão de Assis http://lattes.cnpq.br/2185333448062588 https://orcid.org/0009-0000-8467-1554 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Aprendizagem Significativa Experimentação Contextualizada Materiais Acessíveis Ensino de Química Em relação ao ambiente escolar, onde o processo de Ensino e Aprendizagem precisa ir além do que se é visto no cotidiano das escolas: a exposição oral e uso do livro didático são constantemente utilizadas como únicas ferramentas de ensino, e o que se sabe, não é o suficiente para promover uma aprendizagem significativa tendo em vista que existem diversos fatores que contribuem para a falta de interesse dos estudantes com relação aos conteúdos vistos na escola, portanto, é importante que o ensino seja trabalhado a partir do contexto em que estes estejam inseridos. Com relação ao Ensino de Química, os conteúdos podem ser desenvolvidos a partir da contextualização tanto de forma teórica, como experimental. A pesquisa buscou responder o seguinte problema: É possível evidenciar, por meio da experimentação contextualizada, usando Materiais Acessíveis, a aprendizagem significativa? Os objetivos delineados dessa investigação foram: analisar evidências da aprendizagem significativa por meio da experimentação contextualizada, usando materiais acessíveis; apresentar a classificação de materiais acessíveis utilizados na experimentação; aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), abordando o conteúdo Cinética Química; teorizar as evidências à luz da teoria da Aprendizagem Significativa. O percurso metodológico se deu a partir da abordagem qualitativa, tendo como método a Pesquisa Participante e como instrumentos para o levantamento de dados, a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), onde à luz da análise textual discursiva, os dados foram analisados. O campo da pesquisa foi uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus-AM. Os resultados desta pesquisa reiteram a eficácia da Experimentação Investigativa Contextualizada (EIC) e do uso de materiais acessíveis, embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa, em promover um entendimento mais profundo de conceitos de Cinética Química entre estudantes do Ensino Médio. A aplicação prática dessas abordagens engajou os estudantes em um aprendizado relevante, demonstrando indícios de uma aprendizagem significativa, além de destacar importância de conectar o ensino ao contexto vivencial dos estudantes. Apesar de desafios, como recursos limitados, as estratégias adaptativas adotadas enfatizaram a necessidade de flexibilidade e inovação pedagógica, contribuindo significativamente para a educação em ciências. In relation to the school environment, where the Teaching and Learning process needs to go beyond what is seen in everyday schools: oral exposition and the use of textbooks are constantly used as the only teaching tools, and what is known, does not is enough to promote meaningful learning, considering that there are several factors that contribute to students' lack of interest in the content seen at school, therefore, it is important that teaching is worked from the context in which they are inserted. Regarding Chemistry Teaching, content can be developed based on contextualization both theoretically and experimentally. The research sought to answer the following problem: Is it possible to demonstrate, through contextualized experimentation, using Accessible Materials, meaningful learning? The objectives outlined in this investigation were: to analyze evidence of meaningful learning through contextualized experimentation, using accessible materials; present the classification of accessible materials used in experimentation; apply an Investigative Teaching Sequence (SEI), covering Chemical Kinetics content; theorize the evidence in light of the Meaningful Learning theory. The methodological path was based on a qualitative approach, using Participant Research as a method and as instruments for data collection, the application of an Investigative Teaching Sequence (SEI), where in the light of discursive textual analysis, the data were analyzed. The research field was a class of 2nd year high school students from a state public school in the city of Manaus-AM. The results of this research reiterate the effectiveness of Contextualized Investigative Experimentation (CIE) and the use of accessible materials, based on the Theory of Meaningful Learning, in promoting a deeper understanding of Chemical Kinetics concepts among high school students. The practical application of these approaches engaged students in relevant learning, demonstrating evidence of meaningful learning, in addition to highlighting the importance of connecting teaching to the students' experiential context. Despite challenges such as limited resources, the adaptive strategies adopted emphasized the need for flexibility and pedagogical innovation, contributing significantly to science education. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-07-29T22:08:53Z 2024-04-16 Dissertação LIMEIRA, Juliana Alexandre. A experimentação investigativa contextualizada por meio de materiais acessíveis como estratégia para uma aprendizagem significativa. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10210 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Em relação ao ambiente escolar, onde o processo de Ensino e Aprendizagem precisa ir além do que se é visto no cotidiano das escolas: a exposição oral e uso do livro didático são constantemente utilizadas como únicas ferramentas de ensino, e o que se sabe, não é o suficiente para promover uma aprendizagem significativa tendo em vista que existem diversos fatores que contribuem para a falta de interesse dos estudantes com relação aos conteúdos vistos na escola, portanto, é importante que o ensino seja trabalhado a partir do contexto em que estes estejam inseridos. Com relação ao Ensino de Química, os conteúdos podem ser desenvolvidos a partir da contextualização tanto de forma teórica, como experimental. A pesquisa buscou responder o seguinte problema: É possível evidenciar, por meio da experimentação contextualizada, usando Materiais Acessíveis, a aprendizagem significativa? Os objetivos delineados dessa investigação foram: analisar evidências da aprendizagem significativa por meio da experimentação contextualizada, usando materiais acessíveis; apresentar a classificação de materiais acessíveis utilizados na experimentação; aplicar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), abordando o conteúdo Cinética Química; teorizar as evidências à luz da teoria da Aprendizagem Significativa. O percurso metodológico se deu a partir da abordagem qualitativa, tendo como método a Pesquisa Participante e como instrumentos para o levantamento de dados, a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), onde à luz da análise textual discursiva, os dados foram analisados. O campo da pesquisa foi uma turma de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Manaus-AM. Os resultados desta pesquisa reiteram a eficácia da Experimentação Investigativa Contextualizada (EIC) e do uso de materiais acessíveis, embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa, em promover um entendimento mais profundo de conceitos de Cinética Química entre estudantes do Ensino Médio. A aplicação prática dessas abordagens engajou os estudantes em um aprendizado relevante, demonstrando indícios de uma aprendizagem significativa, além de destacar importância de conectar o ensino ao contexto vivencial dos estudantes. Apesar de desafios, como recursos limitados, as estratégias adaptativas adotadas enfatizaram a necessidade de flexibilidade e inovação pedagógica, contribuindo significativamente para a educação em ciências. |
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