Dissertação

Prevalência de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universitários

Introdução: O contexto universitário, indubitavelmente, emerge como um ambiente fértil para exercer uma influência adversa sobre o Estilo de Vida e saúde mental dos estudantes. Elementos que englobam uma carga excessiva de obrigações acadêmicas, a distância cotidiana percorrida entre a residência e...

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Autor principal: Oliveira, Paulo Henrique Soares
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0350750558537559, https://orcid.org/0000-0002-8627-5130
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10222
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102222024-08-02T05:03:37Z Prevalência de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universitários Prevalence of Common Mental Disorder Associated with Lifestyle in College Students Oliveira, Paulo Henrique Soares Almeida, Gilsirene Scantelbury de http://lattes.cnpq.br/0350750558537559 http://lattes.cnpq.br/2750147583983008 Alves, Hayda Josiane http://lattes.cnpq.br/8032215195938396 Souza, Zilmar Augusto de http://lattes.cnpq.br/904251075608363 https://orcid.org/0000-0002-8627-5130 CIENCIAS DA SAUDE: SAUDE COLETIVA CIENCIAS DA SAUDE: ENFERMAGEM Estilo de vida Saúde mental Transtorno Mental Comum Estudantes universitários Introdução: O contexto universitário, indubitavelmente, emerge como um ambiente fértil para exercer uma influência adversa sobre o Estilo de Vida e saúde mental dos estudantes. Elementos que englobam uma carga excessiva de obrigações acadêmicas, a distância cotidiana percorrida entre a residência e a universidade, a dedicação integral em alguns cursos de graduação, as pressões emanadas tanto do âmbito familiar quanto do educacional, dificuldades financeiras e tempo curto para o lazer, todos esses fatores constituem aspectos que podem influenciar negativamente no Estilo de Vida e saúde mental, que assim podem culminar um piora da qualidade de vida e presença de Transtorno Mental Comum. Objetivo: Analisar o estilo de vida e fatores associados ao desenvolvimento de Transtorno Mental Comum entre estudantes universitários. Método: Trata-se de estudo transversal com abordagem quantitativa, onde se buscou por uma metodologia associativa, examinar a existência de uma relação ou associação entre perfil sociodemográfico, estilo de vida e presença de Transtorno Mental Comum. Resultados: Dos 427 participantes 72,60% (n=310) pontuaram positivo para presença de Transtorno Mental Comum, prevaleceu no sexo feminino 74,8% (n=232), no grupo com a presença transtorno, julgaram quanto a condição de saúde “a melhorar” 43,5% (n=135) e “regular” 38,7% (n=120). Quanto à presença de alguma doença entre os que pontuaram positivo para o transtorno mental comum 77,4% (n=240) apresentavam outras comorbidades enquanto que 22,6% (n=70) não apresentavam. Quando se compara a presença de Transtorno Mental Comum com a pontuação do questionário (global e domínios) Estilo de Vida Fantático, pode-se observar que aqueles alunos cuja pontuação mais se aproxima de um estilo de vida ruim (61 pontos), também pontuam para presença de transtorno mental. Conclusão: A presença de transtorno mental comum foi significativa na amostra apresentando associação com as características sociodemográficas e estilo de vida. Salienta-se que há necessidade de um maior conhecimento acerca do perfil dos estudantes universitários e busca de outros fatores que podem estar influenciando na presença do Transtorno Mental Comum neste público. Introduction: The university context undoubtedly emerges as a fertile environment to exert an adverse influence on students' lifestyle and mental health. Elements that include an excessive burden of academic obligations, the daily distance traveled between home and university, full dedication to some undergraduate courses, pressures emanating from both the family and educational spheres, financial difficulties and short time for leisure, All of these factors constitute aspects that can negatively influence Lifestyle and mental health, which can result in a worsening of quality of life and the presence of Common Mental Disorders. Objective: To analyze the lifestyle and factors associated with the development of Common Mental Disorder among university students. Method: This is a cross-sectional study with a quantitative approach, which sought to use an associative methodology to examine the existence of a relationship or association between sociodemographic profile, lifestyle and the presence of Common Mental Disorder. Results: Of the 427 participants, 72.60% (n=310) scored positive for the presence of Common Mental Disorder, 74.8% (n=232) prevailed in females, in the group with the presence of the disorder, they judged the health condition “improving” 43.5% (n=135) and “regular” 38.7% (n=120). Regarding the presence of any disease, among those who scored positive for the common mental disorder, 77.4% (n=240) had other comorbidities while 22.6% (n=70) did not. When comparing the presence of Common Mental Disorder with the score of the Fantastic Lifestyle questionnaire (overall and domains), it can be observed that those students whose score is closest to a bad lifestyle (61 points) also score for presence of mental disorder. Conclusion: The presence of common mental disorders was significant in the sample, showing an association with sociodemographic characteristics and lifestyle. It should be noted that there is a need for greater knowledge about the profile of university students and the search for other factors that may be influencing the presence of Common Mental Disorder in this population. 2024-08-01T18:56:10Z 2023-11-06 Dissertação OLIVEIRA, Paulo Henrique Soares. Prevalência de transtorno mental comum associado ao estilo de vida em estudantes universitários. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10222 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Enfermagem Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Enfermagem
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