Dissertação

Alfabetização visual no ensino de arte: uma possibilidade para a educação integral

A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender em que medida a alfabetização visual vem sendo desenvolvida na prática pedagógica de professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. A alfabetização visual é importante para a f...

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Autor principal: Gondim, Kelison Mendonça
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3770855052443946, https://orcid.org/0000-0002-0744-2632
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10227
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender em que medida a alfabetização visual vem sendo desenvolvida na prática pedagógica de professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. A alfabetização visual é importante para a formação integral do aluno/sujeito, devendo ser estimulada desde a Educação Infantil. Compreendemos que o processo de alfabetização visual, desde os anos iniciais escolares, contribui para o desenvolvimento tanto da inteligência quanto do pensamento crítico da criança/aluno. O embasamento teórico pautou-se autores: Dondis (2015); Bachelard (2009); Joly (1994); Quijano (2002); Hall (1997); Freire (1989); Barbosa (2014); Behrens (2011); Libâneo (2004); entre outros. A abordagem metodológica empregada foi qualitativa, o procedimento utilizado para produção dos dados tem como base a entrevista semiestruturada, que teve a participação de três professoras da disciplina de Arte no Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá-Amazonas. Para a análise dos dados produzidos, utilizamos a análise interpretativa, embasados em Paraíso (2012) e Minayo (2002). Os eixos centrais e seus subeixos nos possibilitaram identificar discursos estruturados, os quais perpetuam-se no ensino brasileiro, discursos desestruturados, os quais demonstram a tomada de consciência quanto a necessidade de trabalhar a alfabetização visual e discursos engajados nas práticas pedagógicas de promoção da alfabetização visual. Os resultados evidenciaram que velhas formas contribuem para a desvalorização do componente curricular de Arte no cenário nacional e que as estruturas curriculares tradicionais ainda permeiam as práticas pedagógicas atuais e limitam o desenvolvimento de atividades de ensino, dificultando o aprendizado dos alunos. Verificamos que o trabalho com alfabetização visual nas escolas do Ensino Fundamental II da rede estadual do município de Humaitá ocorre através das aulas e dos projetos extracurriculares das professoras. Constatamos, ainda, que o trabalho com alfabetização visual possibilita o desenvolvimento da educação integral dos alunos, considerando as competências desenvolvidas mediante o ensino de alfabetização visual. Essas competências visuais são capazes de proporcionar aprendizados além do que a escrita pode ofertar, enriquecendo, desta forma, o conhecimento humano.