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Dissertação
A alfabetização emancipadora no ensino fundamental: uma análise de conteúdo do livro didático suplementar do 4º e 5º ano da Secretaria Municipal de Educação de Manaus
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora por meio de uma análise de conteúdo dos livros didáticos do 4º e 5º ano do programa “Alfabetiza Manaus” da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED Manaus). Seus objetivos específicos são...
Autor principal: | Sousa, Arycia Giseli de Melo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5320134780016336, https://orcid.org/0000-0002-6202-9074 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9906 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a solidez de um modelo conceitual de alfabetização emancipadora por meio de uma análise de conteúdo dos livros didáticos do 4º e 5º ano do programa “Alfabetiza Manaus” da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED Manaus). Seus objetivos específicos são identificar e descrever as dimensões ideológicas, cognitivas e cidadã da alfabetização desses livros didáticos na perspectiva de modelagem conceitual e operacionalizar essas dimensões nos critérios de análise para a adequação dos livros didáticos; testar e avaliar a consistência dos critérios na análise do potencial emancipador dos livros didáticos de alfabetização utilizados no programa “Alfabetiza Manaus” para o 4º e 5º ano da rede municipal de ensino e identificar e avaliar os critérios que moldaram a estrutura e o conteúdo desses livros didáticos e se são favoráveis à alfabetização emancipadora. Tendo como base teórica a literatura voltada para a Educação para a Cidadania e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, o estudo propõe-se a replicar uma metodologia de análise qualitativa de conteúdo, em que se identifica, se categoriza e se codifica os dados mediante a Taxonomia de Bloom revisada, das dimensões da alfabetização emancipadora e dos diferentes perfis de cidadãos. Nos resultados finais, é evidente a ausência de elementos nos livros didáticos suplementares que promovam uma alfabetização emancipadora, que é desenvolvida a partir de processos cognitivos de ordem superior, por meio das dimensões de identidade, empoderamento cognitivo e pensamento crítico. A ausência de um perfil de cidadão nas orientações didáticas indica a falta de preocupação e sistematização da secretaria na busca de uma formação cidadão por meio de uma educação crítica e dialógica. |