/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Conexão com a natureza e comportamento ecológico de adolescentes amazônidas
A Conexão com a Natureza (CN) é entendida como um construto psicológico de vínculo subjetivo com a natureza que, mesmo sendo uma característica biológica, é moldada por aspectos cognitivos e afetivos a partir de experiências positivas vivenciadas na e com a natureza desde a infância. A partir...
Autor principal: | Gama, Rayanne Roque |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5578032712664615 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10242 |
Resumo: |
---|
A Conexão com a Natureza (CN) é entendida como um construto psicológico de vínculo
subjetivo com a natureza que, mesmo sendo uma característica biológica, é moldada por
aspectos cognitivos e afetivos a partir de experiências positivas vivenciadas na e com a natureza
desde a infância. A partir dessas experiências uma pessoa pode formar uma forte CN. Esse
construto é preditor de bem-estar físico, mental e do Comportamento Ecológico (CE). O CE
pode ser definido como ações amigáveis ao meio ambiente, a partir de condutas intencionais
ou não, que visam a proteção e cuidado do ambiente. Considerando essas premissas a presente
pesquisa, de caráter exploratório, buscou compreender os graus de Conexão com a Natureza
(ICN) e o Comportamento Ecológico (CE) de adolescentes amazônidas nas zonas urbanas e
rural da cidade de Manaus. Foi aplicado um questionário estruturado, com questões sobre
aspectos sociodemográficos, histórico socioambiental de atividades na natureza, e duas escalas
de CN: a) Escala Inclusão da Natureza no Self (INS) e b) Escala de Conexão com a Natureza
(ICN). As questões sobre CE foram feitas com itens escalonados sobre práticas ecológicas e
não ecológicas sobre consumo de água, consumo de energia e descarte de resíduos. A aplicação
do questionário se deu de forma presencial em escolas de ensino fundamental nas zonas urbanas
e rurais da cidade de Manaus-AM. A escolha das escolas se deu por acessibilidade, sendo 4
escolas da zona urbana e 2 escolas da zona rural. Participaram 184 adolescentes (53% meninas
e 47% meninos) com idade entre 11 e 14 anos, sendo 79% de escolas urbanas e 21% de escolas
rurais. A maioria (70%) dos adolescentes tem um entendimento de natureza como um lugar de
elementos bióticos (flora e fauna); 10% de um lugar que emana qualidades positivas (bons
sentimentos, beleza); 9% de um lugar composto de elementos abióticos (água, montanha). Os
demais 10% expressaram entendimentos diversos. A maioria destes adolescentes relata pouco
frequentar ambientes naturais ou desenvolver atividades ao ar livre, seja em visitas aos parques,
subir em árvores, brincar com animais, ou ir a cachoeiras/rio. De modo geral, os adolescentes
mostraram ter níveis medianos de CN na INS (M=4,09) e níveis mais elevados de CN na ICN
(M=4,22). Os resultados demonstram diferenças significativas da escala INS em relação ao
local (p=0,007) com maior nível de CN em adolescentes da zona rural e idade dos adolescentes
(p=0,032), com maior nível de CN nos adolescentes mais jovens; na ICN apenas o gênero
(p=0,001) se mostrou estatisticamente significante para a ICN no grau o sexo feminino
apresentou níveis mais elevados de CN do que os adolescentes do sexo masculino. Conclui-se
que os adolescentes mais velhos apresentam níveis mais baixos de CN que aqueles mais jovens.
Adolescentes estudantes de escolas rurais, por sua vez, possuem graus de CN mais elevados do
que os de escolas urbanas. Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de
CN do que os adolescentes do sexo masculino. Ressalta-se que os adolescentes que relataram
maior interação com a natureza e vivências positivas nesses ambientes, são os que adotavam
ações relativas ao CE com maior frequência. Por fim, destaca-se que a CN e o CE estão
relacionados. |