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Tese
Conexão com a natureza e implicações de experiências educativas na floresta amazônica
Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia...
Autor principal: | Paz, Damaris Teixeira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3115978612885129, https://orcid.org/0000-0002-9973-9811 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9044 |
Resumo: |
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Com o aumento da concentração de pessoas habitando centros urbanos há também a diminuição das experiências diretas de contato com a natureza. A vida longe dos ambientes naturais pode afetar a saúde humana, e também diminuir a afinidade das pessoas com a natureza. O que pode gerar a falta de empatia com os problemas ambientais. A Conexão com a Natureza (CN) é um conceito que descreve um senso subjetivo de vínculo com o mundo natural, constituído de aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A CN é um preditor de comportamentos pró-ambientais (CPA), o que a torna necessária para a construção de sociedades mais sustentáveis. Os processos educativos podem contribuir para o fortalecimento da CN, dentre eles destacam-se aqueles que promovem maior contato dos estudantes com os ambientes naturais. Nessa pesquisa, buscou-se compreender como experiências educativas na floresta amazônica podem afetar a CN em estudantes universitários de engenharia florestal. Para responder a esse objetivo um conjunto de dados foi coletado com participantes e ex-participantes do Curso de Manejo Florestal do INPA. Um curso que utiliza de aulas de imersão na floresta amazônica para o ensino de conceitos e técnicas de manejo florestal. As aulas são realizadas em uma estação de silvicultura, próxima a cidade de Manaus, Amazonas, no Brasil, onde há uma base de pesquisas científicas sobre manejo florestal. A pesquisa foi realizada em quatro etapas (survey, observação, rodas de conversa e questionário pós-curso). No survey participaram 148 egressos do curso (78 F e 70 M) e nas demais etapas participaram 35 estudantes da turma de 2021. Os resultados mostram que as aulas na floresta auxiliam nos processos de aprendizagem de conceitos das ciências ambientais, mas também fortalecem os vínculos com a floresta. As aulas permitem que os instrutores utilizem elementos da floresta para o ensino, com estímulo contínuo para que os estudantes observem os ambientes ao seu redor. A imersão em atividades educativas contribui para que os jovens reconheçam a importância da floresta e também os auxilia a desenvolver habilidades. Dentre elas, algumas que vão necessitar em suas rotinas laborais como o trabalho em equipe, o uso de ferramentas e equipamentos, a organização de dados e a comunicação. O uso da natureza como ambiente de ensino se mostra promissor no contexto brasileiro, onde existe uma diversidade de ecossistemas ao longo do território nacional. Por isso, torna-se necessária a ampliação dos estudos com participantes de outras áreas de conhecimento, níveis de ensino e biomas. |