Tese

Desafios da Política de Formação Docente para a inclusão educacional dos estudantes de origem venezuelana na Rede Pública Municipal de Manaus

Este estudo investiga a política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus e seus desdobramentos para a democratização da oferta educativa aos estudantes oriundos da Venezuela; e tem por tese a formação continuada como elemento fundamental para a inclusão. Esta tese...

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Autor principal: Vasconcelos, Leandro Harisson da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3694701894008717
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10284
Resumo:
Este estudo investiga a política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus e seus desdobramentos para a democratização da oferta educativa aos estudantes oriundos da Venezuela; e tem por tese a formação continuada como elemento fundamental para a inclusão. Esta tese buscou (1) apresentar as bases teóricas e metodológicas da pesquisa sobre a política de formação para professores da rede municipal de Manaus que ministram aula para os estudantes de outros países; (2) entrelaçar a evolução dos direitos humanos no conjunto das políticas públicas em relação aos estudantes de diferentes nacionalidades promovidas pelo Estado brasileiro, pelo Amazonas e por Manaus; (3) entender a política educacional, o processo de inclusão dos estudantes oriundos da Venezuela e os percursos educacionais para quem migra; e (4) discutir o desenvolvimento da política de formação continuada na rede municipal de Manaus para a inclusão de estudantes oriundos da Venezuela a partir da percepção dos profissionais da educação. O conjunto de objetivos propostos se ampara na discussão da política de formação continuada dos professores da rede pública municipal de Manaus, a partir das principais atribuições, dificuldades e potencialidades do trabalho do professor, diretor e formador, com a problematização de como o estado atual da política de formação docente se processa no interior da secretaria e quais as ações de inclusão são desenvolvidas a partir da formação de professores. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é do tipo explicativa, de abordagem quanti-qualitativa, mas com ênfase nos dados qualitativos. O estudo compreende técnicas de recolha de dados vinculados à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevista semiestruturada, desenvolvida no formato remoto pela plataforma do Google Meet com aplicação de formulários. O locus da pesquisa de campo é a Secretaria Municipal de Educação Manaus – SEMED, com coleta de dados em sete unidades escolares, das quais foram entrevistados 15 sujeitos, sendo 5 professores, 5 diretores e 5 formadores que atuam na Divisão de Desenvolvimento do Magistério da SEMED. Os formadores entrevistados trabalham diretamente na área de formação continuada de professores que atuam em escolas com número expressivo estudantes oriundos da Venezuela, e os professores e diretores estão lotados nas unidades escolares com maior número de estudantes de nacionalidade venezuelana, dado obtido a partir do Portal da Transparência Municipal de Manaus. Para realizar a análise de dados, a pesquisa utiliza as técnicas de triangulação e análise de conteúdo. Como resultado, busca-se discutir o atual estágio da política e os processos da formação docente para inclusão de estudantes oriundos dos atuais processos de crise humanitária vivenciados na Venezuela. Para tal resultado, o estudo dividiu-se em quatro seções em que se problematiza: (1) a questão metodológica; (2) a ascensão do Estado, a afirmação dos direitos humanos e da política sobre o refúgio e imigração; (3) a política de formação continuada nos níveis universal, nacional e regional; e (4) a análise das entrevistas com professores, diretores e formadores.