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Relatório de Pesquisa
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica: um olhar para a formação docente
A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação...
Autor principal: | Jaqueline Serique Nascimento |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2243 |
Resumo: |
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A proposta da educação inclusiva vem instituindo modificações para atender a diversidade, em busca de novos olhares e paradigmas no que se refere a inclusão social, direcionada para todos sem distinção de gênero, religião, raça, etnia e nem classe social afirmada pela Declaração Mundial de Educação para Todos em Jomtien (1990).
E ainda, sobretudo a partir da LDB 9.394/96, que em seu V, prescreve que a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais deve ser oferecida, preferencialmente na rede regular de ensino. Com isso, o caminho da inclusão é uma conquista cada vez mais consolidada nos diferentes grupos que constitui a sociedade em que vivemos.
No entanto, para a construção dessa inserção desses alunos no ambiente escolar é necessário a capacitação dos profissionais do meio educacional tais como: gestores, pedagogos, professores e outros. Com o intuito de estabelecer um convívio mais humano e sensível entre professor / aluno. O docente precisa estar em plena formação no percurso da caminhada para o alicerçamento de novas atitudes tanto no o escolar como no social. |