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Dissertação
Estudo do mobiliário urbano: proposta de abrigo de parada de ônibus adequado às características climáticas e de identidade da cidade de Manaus
Os abrigos de parada de ônibus se tornaram importantes instrumentos de qualificação do espaço público, atraindo pessoas para os espaços abertos da cidade. Eventos históricos e o avanço das tecnologias motivaram a transformação dos modos de transporte e, consequentemente, dos sistemas integrados dest...
Autor principal: | Amorim, Carlos Eduardo Martins |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/3274103238887291 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10310 |
Resumo: |
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Os abrigos de parada de ônibus se tornaram importantes instrumentos de qualificação do espaço público, atraindo pessoas para os espaços abertos da cidade. Eventos históricos e o avanço das tecnologias motivaram a transformação dos modos de transporte e, consequentemente, dos sistemas integrados destes abrigos, assim como sua estética e funcionalidade. A sua evolução aconteceu, principalmente, a partir das necessidades demonstradas durante sua utilização no decorrer do tempo pelos seus usuários. É neste contexto que o objetivo desta dissertação consiste em elaborar um conjunto de abrigo de parada de ônibus para a cidade de Manaus, segundo os aspectos culturais locais, suas peculiaridades climáticas e de estrutura urbana. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, documental e exploratória, pois foi elaborada a partir de estudos já publicados e documentos públicos, além de visitas de observação em campo; qualitativa visto a interpretação dos dados apresentados e do levantamento quantitativo do objeto estudado. Como método de projeto em design, utilizou-se o proposto por Bonsiepe (1989) e, para atender o objetivo geral do trabalho, procederam-se análises direcionadas ao estado e funcionamento do produto como o estudo ergonômico, análises sincrônicas e diacrônicas, análise atividade do usuário, etc. A ferramenta FEAP (Ferroli e Librelloto, 2016) auxiliou na escolha da alternativa a ser desenvolvida como proposta de produto a partir de parâmetros criados através da Matriz GUT. Por fim, foi possível a criação de um conjunto de abrigos baseados nas necessidades básicas dos usuários do transporte públic |