Dissertação

A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a T...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Lucas Cunha da
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/0051187935092356, https://orcid.org/0009-0006-6319-8554
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10319
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10319
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103192024-08-28T05:08:23Z A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas Silva, Lucas Cunha da Feitosa, Francisco Eteval da Silva https://lattes.cnpq.br/0051187935092356 http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Dolzane, Maria Ione Feitosa http://lattes.cnpq.br/5587361522839707 Alcântara Filho, José de http://lattes.cnpq.br/7286458435283357 https://orcid.org/0009-0006-6319-8554 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Gênese Instrumental Orquestração instrumental Grandezas geométricas Área e perímetro Ensino de matemática O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud (1982) que estuda a conceitualização por meio de situações tarefas ligadas à estrutura cognitiva do indivíduo; a abordagem instrumental proposta por Rabardel (1995) que investiga os sujeitos em atividades mediadas por instrumentos e a Teoria da Orquestração instrumental de Trouche (2005) que traz subsídios a investigações voltadas à interação do professor com a tecnologia, em sua prática docente, tendo como objetivo provocar a gênese instrumental dos estudantes. Este estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva com delineamento de uma pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu na escola Cacilda Braule Pinto da rede pública de ensino localizada na zona leste da cidade de Manaus no estado do Amazonas. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e três estudantes da turma do 9º ano do ensino fundamental com o intuito de responder à questão de pesquisa e atingir os objetivos propostos. Diante das análises, o estudo revelou algumas dificuldades conceituais dos estudantes quando resolvem situações dentro do campo conceitual das grandezas geométricas e que a inserção de tecnologias dentro do processo de ensino-aprendizagem podem favorecer melhores níveis de aprendizagem desde que sejam integradas ao processo. Os dados apresentados possibilitaram discussões acerca da orquestração instrumental como modelo teórico no processo de ensino-aprendizagem como facilitadora no processo da gênese instrumental dos objetos que se apresentam como artefatos no ensino. Além disso, os resultados obtidos proporcionaram a articulação entre teoria e a prática no campo de Educação Matemática, no contexto da educação básica. This study aims to analyze the process of instrumental genesis of the artifacts grid and Tangram from situations involving the concepts of area and perimeter of flat figures within the conceptual field of geometric quantities. The research has as its theoretical basis the Theory of Conceptual Fields proposed by Vergnaud (1982), which studies conceptualization through task situations linked to the individual's cognitive structure; the instrumental approach proposed by Rabardel (1995), which investigates subjects in activities mediated by instruments; and the Theory of Instrumental Orchestration by Trouche (2005), which provides support for investigations into the interaction between teachers and technology in their teaching practice, with the aim of provoking students' instrumental genesis. This study has a qualitative, exploratory and descriptive approach with an action research design. Data collection took place at the Cacilda Braule Pinto public school, located in the eastern part of the city of Manaus in the state of Amazonas.The research subjects were twenty-three students from the 9th grade of elementary school, with the aim of answering the research question and achieving the proposed objectives. In the light of the analysis, the study revealed some conceptual difficulties faced by the students when solving situations within the conceptual field of geometric quantities and that the inclusion of technologies within the teaching-learning process can promote better levels of learning, provided that they are integrated into the process. The data presented enabled discussions about instrumental orchestration as a theoretical model in the teaching-learning process as a facilitator in the process of instrumental genesis of objects that are presented as artifacts in teaching. In addition, the results obtained provided an articulation between theory and practice in the field of Mathematics Education, in the context of basic education. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-08-27T18:45:28Z 2024-04-02 Dissertação SILVA, Lucas Cunha da. A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10319 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Gênese Instrumental
Orquestração instrumental
Grandezas geométricas
Área e perímetro
Ensino de matemática
spellingShingle CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Gênese Instrumental
Orquestração instrumental
Grandezas geométricas
Área e perímetro
Ensino de matemática
Silva, Lucas Cunha da
A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
topic_facet CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Gênese Instrumental
Orquestração instrumental
Grandezas geométricas
Área e perímetro
Ensino de matemática
description O presente estudo tem como objetivo analisar o processo da gênese instrumental dos artefatos malha quadriculada e Tangram a partir de situações que envolvam os conceitos de área e perímetro de figuras planas dentro do campo conceitual das grandezas geométricas. A pesquisa tem como aporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud (1982) que estuda a conceitualização por meio de situações tarefas ligadas à estrutura cognitiva do indivíduo; a abordagem instrumental proposta por Rabardel (1995) que investiga os sujeitos em atividades mediadas por instrumentos e a Teoria da Orquestração instrumental de Trouche (2005) que traz subsídios a investigações voltadas à interação do professor com a tecnologia, em sua prática docente, tendo como objetivo provocar a gênese instrumental dos estudantes. Este estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva com delineamento de uma pesquisa-ação. A coleta de dados ocorreu na escola Cacilda Braule Pinto da rede pública de ensino localizada na zona leste da cidade de Manaus no estado do Amazonas. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e três estudantes da turma do 9º ano do ensino fundamental com o intuito de responder à questão de pesquisa e atingir os objetivos propostos. Diante das análises, o estudo revelou algumas dificuldades conceituais dos estudantes quando resolvem situações dentro do campo conceitual das grandezas geométricas e que a inserção de tecnologias dentro do processo de ensino-aprendizagem podem favorecer melhores níveis de aprendizagem desde que sejam integradas ao processo. Os dados apresentados possibilitaram discussões acerca da orquestração instrumental como modelo teórico no processo de ensino-aprendizagem como facilitadora no processo da gênese instrumental dos objetos que se apresentam como artefatos no ensino. Além disso, os resultados obtidos proporcionaram a articulação entre teoria e a prática no campo de Educação Matemática, no contexto da educação básica.
author_additional Feitosa, Francisco Eteval da Silva
author_additionalStr Feitosa, Francisco Eteval da Silva
format Dissertação
author Silva, Lucas Cunha da
author2 https://lattes.cnpq.br/0051187935092356
https://orcid.org/0009-0006-6319-8554
author2Str https://lattes.cnpq.br/0051187935092356
https://orcid.org/0009-0006-6319-8554
title A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
title_short A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
title_full A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
title_fullStr A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
title_full_unstemmed A gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o Tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
title_sort gênese instrumental na interação com a malha quadriculada e o tangram: uma proposta para o ensino de área e perímetro de figuras planas no campo conceitual das grandezas geométricas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10319
_version_ 1831970338971320320
score 11.753735