/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação met...
Autor principal: | Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4047515168963740 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10324 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103242024-08-29T05:04:52Z Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/4047515168963740 http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Silva, Carlos Augusto da http://lattes.cnpq.br/7477532256270106 Santos, Eneila Almeida dos http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA Argila Arte Educação Cerâmica Modelagem Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como método experimental e prático o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em argila. Para alcançar tal proposta, aplica-se aportes teóricos interdisciplinares como ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experiência a fim de abranger questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção aos estudantes dos anos iniciais. This research refers to the pedagogical analysis of a clay modeling practice workshop, held at Escola Estadual Machado de Assis, with students from the 3rd year of elementary school I. Its intention is to discuss the modeling process carried out by the students, through methodological observation of experience. In this way, the general objective is to highlight theoretical knowledge related to the teaching of ceramic art, emphasizing the practice of modeling in the school environment and using action research as a methodology. The nature of this research was qualitative, containing as an experimental and practical method the development of a clay modeling practice workshop. To achieve this proposal, interdisciplinary theoretical contributions are applied, such as teaching arts, history, culture and heritage education. The experience report is also used in order to cover issues such as the need for an adequate place and materials in schools for practice and the relevance of the triangular approach linked to the teaching of the arts, using the process notebook as a source of record. Through this workshop, we sought to provide opportunities for initiation, the practice of modeling and production for students in the initial years. Dificuldade de incluir a ficha catalográfica na dissertação 2024-08-28T18:38:14Z 2024-02-29 Dissertação BALTAZAR, Carolynne Nilza da Silva Beleza. Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar. 2024. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA Argila Arte Educação Cerâmica Modelagem |
spellingShingle |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA Argila Arte Educação Cerâmica Modelagem Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
topic_facet |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA Argila Arte Educação Cerâmica Modelagem |
description |
Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como método experimental e prático o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em argila. Para alcançar tal proposta, aplica-se aportes teóricos interdisciplinares como ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experiência a fim de abranger questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção aos estudantes dos anos iniciais. |
author_additional |
Ramos, Evandro de Morais |
author_additionalStr |
Ramos, Evandro de Morais |
format |
Dissertação |
author |
Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/4047515168963740 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/4047515168963740 |
title |
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
title_short |
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
title_full |
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
title_fullStr |
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
title_sort |
aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324 |
_version_ |
1831970342882508800 |
score |
11.755432 |