Dissertação

Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar

Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação met...

ver descrição completa

Autor principal: Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4047515168963740
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10324
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103242024-08-29T05:04:52Z Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/4047515168963740 http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 Silva, Carlos Augusto da http://lattes.cnpq.br/7477532256270106 Santos, Eneila Almeida dos http://lattes.cnpq.br/8047829434629710 LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA Argila Arte Educação Cerâmica Modelagem Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como método experimental e prático o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em argila. Para alcançar tal proposta, aplica-se aportes teóricos interdisciplinares como ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experiência a fim de abranger questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção aos estudantes dos anos iniciais. This research refers to the pedagogical analysis of a clay modeling practice workshop, held at Escola Estadual Machado de Assis, with students from the 3rd year of elementary school I. Its intention is to discuss the modeling process carried out by the students, through methodological observation of experience. In this way, the general objective is to highlight theoretical knowledge related to the teaching of ceramic art, emphasizing the practice of modeling in the school environment and using action research as a methodology. The nature of this research was qualitative, containing as an experimental and practical method the development of a clay modeling practice workshop. To achieve this proposal, interdisciplinary theoretical contributions are applied, such as teaching arts, history, culture and heritage education. The experience report is also used in order to cover issues such as the need for an adequate place and materials in schools for practice and the relevance of the triangular approach linked to the teaching of the arts, using the process notebook as a source of record. Through this workshop, we sought to provide opportunities for initiation, the practice of modeling and production for students in the initial years. Dificuldade de incluir a ficha catalográfica na dissertação 2024-08-28T18:38:14Z 2024-02-29 Dissertação BALTAZAR, Carolynne Nilza da Silva Beleza. Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar. 2024. 50 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA
Argila
Arte Educação
Cerâmica
Modelagem
spellingShingle LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA
Argila
Arte Educação
Cerâmica
Modelagem
Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
topic_facet LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: ARTES PLASTICAS: CERAMICA
Argila
Arte Educação
Cerâmica
Modelagem
description Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente escolar e portando como metodologia a pesquisa ação. A natureza desta pesquisa foi qualitativa, contendo como método experimental e prático o desenvolvimento de uma oficina de prática de modelagem em argila. Para alcançar tal proposta, aplica-se aportes teóricos interdisciplinares como ensino de artes, história, cultura e educação patrimonial. Utiliza-se ainda o relato de experiência a fim de abranger questões como a necessidade de um lugar e materiais adequados nas escolas para a prática e a relevância da abordagem triangular atrelada ao ensino das artes, traz-se como fonte de registro o caderno de processo. Por meio desta oficina, buscou-se oportunizar a iniciação, a prática da modelagem e produção aos estudantes dos anos iniciais.
author_additional Ramos, Evandro de Morais
author_additionalStr Ramos, Evandro de Morais
format Dissertação
author Baltazar, Carolynne Nilza da Silva Beleza
author2 http://lattes.cnpq.br/4047515168963740
author2Str http://lattes.cnpq.br/4047515168963740
title Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
title_short Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
title_full Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
title_fullStr Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
title_full_unstemmed Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
title_sort aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10324
_version_ 1831970342882508800
score 11.755432