/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online
Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem...
Autor principal: | Felix, Tainá Gonçalves do Carmo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5731007944471567, https://orcid.org/0000-0002-6835-8143 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400 |
Resumo: |
---|
Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem ao curso também influencia sua dedicação e disposição para superar desafios. No entanto, em ambientes virtuais, a interação reduzida com o professor dificulta o processo de ensino. Neste sentido, a falta de acompanhamento emocional e suporte direto pode prejudicar o aprendizado dos alunos.
Este estudo investiga a influência das emoções experimentadas durante a resolução de exercícios e da percepção de valor do curso, entendida como a avaliação subjetiva dos alunos sobre a importância, utilidade e relevância do curso para seus objetivos pessoais e profissionais, no desempenho de 269 alunos em cursos introdutórios de programação na Universidade Federal do Amazonas, entre os anos de 2021 e 2023, utilizando o sistema online de correção de código CodeBench. Para isso, foram elaborados questionários de autoavaliação para capturar as emoções e o valor percebido do curso pelos alunos, apresentados ao longo de cada atividade.
Diante disso, foi utilizado o método estatístico de regressão linear mista para identificar correlações nos dados obtidos. Os resultados mostram que indicar emoções positivas nos questionários pode levar a um aumento de até 0,86 pontos na nota final do teste, enquanto indicar emoções negativas pode diminuir a nota em 1,49 pontos. Além disso, os alunos que atribuem alto valor ao curso demonstraram uma correlação de 0,84 com um desempenho acadêmico positivo. |