/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online
Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem...
Autor principal: | Felix, Tainá Gonçalves do Carmo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5731007944471567, https://orcid.org/0000-0002-6835-8143 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10400 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104002024-10-08T05:06:30Z Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online Analysis of emotions and course value for characterizing students in Introduction to Programming courses using online judge Felix, Tainá Gonçalves do Carmo Souto, Eduardo James Pereira http://lattes.cnpq.br/5731007944471567 http://lattes.cnpq.br/3875301617975895 Pereira, Filipe Dwan http://lattes.cnpq.br/1043535741108408 Oliveira, Elaine Harada Teixeira de http://lattes.cnpq.br/6553721651836761 Oliveira, Davi Fernandes de http://lattes.cnpq.br/9561812825173697 https://orcid.org/0000-0002-6835-8143 . . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS Emoções Valor do curso Juiz online Ambiente virtual de aprendizado Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem ao curso também influencia sua dedicação e disposição para superar desafios. No entanto, em ambientes virtuais, a interação reduzida com o professor dificulta o processo de ensino. Neste sentido, a falta de acompanhamento emocional e suporte direto pode prejudicar o aprendizado dos alunos. Este estudo investiga a influência das emoções experimentadas durante a resolução de exercícios e da percepção de valor do curso, entendida como a avaliação subjetiva dos alunos sobre a importância, utilidade e relevância do curso para seus objetivos pessoais e profissionais, no desempenho de 269 alunos em cursos introdutórios de programação na Universidade Federal do Amazonas, entre os anos de 2021 e 2023, utilizando o sistema online de correção de código CodeBench. Para isso, foram elaborados questionários de autoavaliação para capturar as emoções e o valor percebido do curso pelos alunos, apresentados ao longo de cada atividade. Diante disso, foi utilizado o método estatístico de regressão linear mista para identificar correlações nos dados obtidos. Os resultados mostram que indicar emoções positivas nos questionários pode levar a um aumento de até 0,86 pontos na nota final do teste, enquanto indicar emoções negativas pode diminuir a nota em 1,49 pontos. Além disso, os alunos que atribuem alto valor ao curso demonstraram uma correlação de 0,84 com um desempenho acadêmico positivo. In traditional educational settings, such as in-person classrooms, students’ emotions significantly influence their cognitive development. Also, teachers can establish personal connections and discern these emotions through body language. Furthermore, the value students attribute to a course affects their dedication and willingness to overcome challenges. However, in virtual environments, reduced interaction with teachers complicates the teaching process. Consequently, the lack of emotional support and direct guidance can impede students’ learning. This study investigates the influence of emotions and perceived course value on the performance of 269 students in introductory programming courses at the Federal University of Amazonas between 2021 and 2023, using the online code correction system CodeBench. To achieve this, self-assessment questionnaires were designed to capture students’ emotions and perceived course value, which were administered throughout each activity. Given this, the mixed linear regression method was employed to identify correlations in the obtained data. The results indicate that reporting positive emotions in the questionnaires can lead to an increase of up to 0.86 points in the final test score, while reporting negative emotions can decrease the score by 1.49 points. Additionally, students who assign high value to the course demonstrated a correlation of 0.84 with positive academic performance. Explicar melhor os campos e o processo de submissão é muito longo. Como sugestão, poderia ser feita a reutilização de informações. 2024-10-07T20:44:05Z 2024-07-18 Dissertação FELIX, Tainá Gonçalves do Carmo. Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
. . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS Emoções Valor do curso Juiz online Ambiente virtual de aprendizado |
spellingShingle |
. . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS Emoções Valor do curso Juiz online Ambiente virtual de aprendizado Felix, Tainá Gonçalves do Carmo Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
topic_facet |
. . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: LINGUAGENS DE PROGRAMACAO CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO: PSICOLOGIA EDUCACIONAL CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS Emoções Valor do curso Juiz online Ambiente virtual de aprendizado |
description |
Em ambientes tradicionais de ensino, como salas de aula presenciais, as emoções dos alunos desempenham um papel significativo no seu desenvolvimento cognitivo e os professores podem construir conexões pessoais e identificar essas emoções por meio da linguagem corporal. O valor que os alunos atribuem ao curso também influencia sua dedicação e disposição para superar desafios. No entanto, em ambientes virtuais, a interação reduzida com o professor dificulta o processo de ensino. Neste sentido, a falta de acompanhamento emocional e suporte direto pode prejudicar o aprendizado dos alunos.
Este estudo investiga a influência das emoções experimentadas durante a resolução de exercícios e da percepção de valor do curso, entendida como a avaliação subjetiva dos alunos sobre a importância, utilidade e relevância do curso para seus objetivos pessoais e profissionais, no desempenho de 269 alunos em cursos introdutórios de programação na Universidade Federal do Amazonas, entre os anos de 2021 e 2023, utilizando o sistema online de correção de código CodeBench. Para isso, foram elaborados questionários de autoavaliação para capturar as emoções e o valor percebido do curso pelos alunos, apresentados ao longo de cada atividade.
Diante disso, foi utilizado o método estatístico de regressão linear mista para identificar correlações nos dados obtidos. Os resultados mostram que indicar emoções positivas nos questionários pode levar a um aumento de até 0,86 pontos na nota final do teste, enquanto indicar emoções negativas pode diminuir a nota em 1,49 pontos. Além disso, os alunos que atribuem alto valor ao curso demonstraram uma correlação de 0,84 com um desempenho acadêmico positivo. |
author_additional |
Souto, Eduardo James Pereira |
author_additionalStr |
Souto, Eduardo James Pereira |
format |
Dissertação |
author |
Felix, Tainá Gonçalves do Carmo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5731007944471567 https://orcid.org/0000-0002-6835-8143 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5731007944471567 https://orcid.org/0000-0002-6835-8143 |
title |
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
title_short |
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
title_full |
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
title_fullStr |
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
title_full_unstemmed |
Análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de Introdução à Programação com uso de juiz online |
title_sort |
análise das emoções e valor do curso para a caracterização de estudantes em cursos de introdução à programação com uso de juiz online |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10400 |
_version_ |
1831970365480370176 |
score |
11.753896 |