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Dissertação
Desenvolvimento, implementação e avaliação do Programa de Educação Preventiva Primária Contra Abuso Sexual Infantil (PEPPASI) : educação que transforma
Este estudo busca identificar processos psicossociais protetivos em uma intervenção preventiva primária contra o abuso sexual infantil (ASI), direcionada a crianças na Amazônia em situação de vulnerabilidade social, com idades entre oito e doze anos. A escolha da Amazônia, com suas especificidades c...
Autor principal: | Alves, Rosemary Amanda Lima |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7216458960306096, https://orcid.org/0000-0003-3111-5911 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104152024-10-10T05:06:26Z Desenvolvimento, implementação e avaliação do Programa de Educação Preventiva Primária Contra Abuso Sexual Infantil (PEPPASI) : educação que transforma Development, implementation and evaluation of the primary Preventive Education Program Against Child Sexual Abuse (PEPPASI): education that transforms Alves, Rosemary Amanda Lima Leitão, Consuelena Lopes https://lattes.cnpq.br/7216458960306096 http://lattes.cnpq.br/6269837680965021 Medeiros, Marcílio de Sandro Silva, Iolete Ribeiro da https://orcid.org/0000-0003-3111-5911 . . . CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Abuso sexual infantil Prevenção primária Comportamentos autoprotetivos Peppasi Amazônia Este estudo busca identificar processos psicossociais protetivos em uma intervenção preventiva primária contra o abuso sexual infantil (ASI), direcionada a crianças na Amazônia em situação de vulnerabilidade social, com idades entre oito e doze anos. A escolha da Amazônia, com suas especificidades culturais e socioeconômicas, ressalta a importância de intervenções que considerem as singularidades dessa região, marcada por desafios de acesso a serviços de proteção e pela vulnerabilidade das populações ribeirinhas e indígenas. O trabalho integra uma abordagem interdisciplinar que explora o papel da comunidade, das redes de apoio e do protagonismo das próprias crianças na promoção de cidadania e direitos humanos. A intervenção foi realizada no âmbito do Projeto de Extensão Maria Jiquitaia, em colaboração com alunos de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. O estudo foi estruturado em dois artigos. O primeiro artigo apresenta uma revisão integrativa de práticas preventivas primárias voltadas a crianças, baseando-se em experiências que norteiam a construção de programas de intervenção adaptados às especificidades locais. O segundo artigo detalha a implementação do PEPPASI, com foco no processo metodológico e na avaliação da eficácia do programa. Os resultados indicam que o PEPPASI é uma ferramenta eficaz para capacitar crianças em situação de vulnerabilidade social. Após a intervenção, as crianças apresentaram maior capacidade de identificar e diferenciar situações abusivas, além de um aumento significativo em comportamentos autoprotetivos, mostrando o impacto de estratégias que promovem o fortalecimento das crianças dentro de suas próprias realidades amazônicas. This study seeks to identify protective psychosocial processes in a primary preventive intervention against child sexual abuse (CSA), aimed at children in the Amazon who are in situations of social vulnerability, aged between eight and twelve years. The choice of the Amazon, with its cultural and socioeconomic specificities, highlights the importance of interventions that consider the singularities of this region, marked by challenges in accessing protection services and the vulnerability of riverside and indigenous populations. The work integrates an interdisciplinary approach that explores the role of the community, support networks, and the empowerment of the children themselves in promoting citizenship and human rights. The intervention was carried out within the scope of the Maria Jiquitaia Extension Project, in collaboration with undergraduate psychology students from the Federal University of Amazonas. The study was structured into two articles. The first article presents an integrative review of primary preventive practices aimed at children, based on experiences that guide the construction of intervention programs adapted to local specificities. The second article details the implementation of PEPPASI, focusing on the methodological process and the evaluation of the program's effectiveness. The results indicate that PEPPASI is an effective tool for empowering children in situations of social vulnerability. After the intervention, the children demonstrated a greater ability to identify and differentiate abusive situations, as well as a significant increase in self-protective behaviors, showing the impact of strategies that strengthen children within their own Amazonian realities. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas A dissertação adota a estrutura de artigo, sendo composta por dois artigos que foram submetidos a revistas e estão em processo de avaliação. Por isso, gostaria que a dissertação fosse tornada pública apenas após a publicação dos artigos. Além disso, solicito que meu e-mail, rosemarryalves19@gmail.com, seja disponibilizado para as pessoas interessadas no meu trabalho. 2024-10-09T21:04:47Z 2024-07-30 Dissertação ALVES, Rosemary Amanda Lima. Desenvolvimento, implementação e avaliação do Programa de Educação Preventiva Primária Contra Abuso Sexual Infantil (PEPPASI) : educação que transforma. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10415 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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