Dissertação

A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am

Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descreve...

ver descrição completa

Autor principal: Amaro, Mário Jorge Pereira
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/4256554654196749, https://orcid.org/0009-0001-0094-9836
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10456
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10456
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104562024-11-05T05:06:08Z A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am Amaro, Mário Jorge Pereira Pimentel, Elizabeth Tavares https://lattes.cnpq.br/4256554654196749 http://lattes.cnpq.br/8948618145123019 Souza, José Eurico Ramos de Alencar, Simône de Oliveira https://orcid.org/0009-0001-0094-9836 Professor - Formação Matemática - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO PARFOR Formação de professores Ensino de matemática Ensino superior Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descrever as expectativas e percepções dos participantes do programa e identificar as contribuições para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de Matemática. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico e Dialético como campo teórico-metodológico, seguindo uma abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas de campo, tendo sido aplicados questionários e realizadas entrevistas, com roteiro semiestruturado com oito professores egressos do curso de Matemática – 2ª Licenciatura. Os dados foram tratados e analisados com base na análise de conteúdo. O PARFOR foi criado como um plano emergencial do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é oferecer cursos de licenciaturas a profissionais sem formação adequada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os resultados revelam que o PARFOR apresenta muitos problemas quanto ao acesso e a permanência de seus cursistas, dentre outros. No entanto, conclui-se que o PARFOR tem um papel fundamental na formação docente. Ele proporciona acesso ao ensino superior a muitos professores que não tiveram essa oportunidade no início de suas carreiras. Portanto, deve continuar, visando reduzir a desigualdade social entre as regiões brasileiras. This work analyzes the importance of the National Basic Education Teacher Training Plan (PARFOR) for teaching Mathematics in the municipality of Beruri–AM. The study characterizes teacher training in Brazil, with an emphasis on the state of Amazonas and the municipality of Beruri–AM, in addition to describing the expectations and perceptions of program participants and identifying contributions to improving the pedagogical practices of Mathematics teachers. The research uses Historical and Dialectical Materialism as a theoretical-methodological field, following a qualitative approach. Field research was carried out, questionnaires were administered and interviews were carried out, using a semi-structured script, with eight teachers who graduated from the Mathematics course – 2nd Degree. The data was processed and analyzed based on content analysis. PARFOR was created as an emergency plan by the Ministry of Education (MEC). Its objective is to offer degree courses to professionals without adequate training, in accordance with the Education Guidelines and Bases Law (LDB). The results reveal that PARFOR presents many problems regarding access and retention of its course participants, among others. However, it is concluded that PARFOR has a fundamental role in teacher training. It provides access to higher education to many teachers who did not have this opportunity at the beginning of their careers. Therefore, it must continue, aiming to reduce social inequality between Brazilian regions. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas Dificuldade na área de conhecimento 2024-11-04T22:24:56Z 2024-08-30 Dissertação AMARO, Mário Jorge Pereira. A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10456 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Professor - Formação
Matemática - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
PARFOR
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino superior
spellingShingle Professor - Formação
Matemática - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
PARFOR
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino superior
Amaro, Mário Jorge Pereira
A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
topic_facet Professor - Formação
Matemática - Estudo e ensino
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
PARFOR
Formação de professores
Ensino de matemática
Ensino superior
description Este trabalho analisa a importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri–AM. O estudo caracteriza a formação de professores no Brasil, com ênfase no estado do Amazonas e no município de Beruri–AM, além de descrever as expectativas e percepções dos participantes do programa e identificar as contribuições para a melhoria das práticas pedagógicas dos professores de Matemática. A pesquisa utiliza o Materialismo Histórico e Dialético como campo teórico-metodológico, seguindo uma abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas de campo, tendo sido aplicados questionários e realizadas entrevistas, com roteiro semiestruturado com oito professores egressos do curso de Matemática – 2ª Licenciatura. Os dados foram tratados e analisados com base na análise de conteúdo. O PARFOR foi criado como um plano emergencial do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é oferecer cursos de licenciaturas a profissionais sem formação adequada, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os resultados revelam que o PARFOR apresenta muitos problemas quanto ao acesso e a permanência de seus cursistas, dentre outros. No entanto, conclui-se que o PARFOR tem um papel fundamental na formação docente. Ele proporciona acesso ao ensino superior a muitos professores que não tiveram essa oportunidade no início de suas carreiras. Portanto, deve continuar, visando reduzir a desigualdade social entre as regiões brasileiras.
author_additional Pimentel, Elizabeth Tavares
author_additionalStr Pimentel, Elizabeth Tavares
format Dissertação
author Amaro, Mário Jorge Pereira
author2 https://lattes.cnpq.br/4256554654196749
https://orcid.org/0009-0001-0094-9836
author2Str https://lattes.cnpq.br/4256554654196749
https://orcid.org/0009-0001-0094-9836
title A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
title_short A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
title_full A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
title_fullStr A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
title_full_unstemmed A importância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) para o ensino de Matemática no município de Beruri-Am
title_sort importância do plano nacional de formação de professores da educação básica (parfor) para o ensino de matemática no município de beruri-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10456
_version_ 1831970373159092224
score 11.753735