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Dissertação
Educa??o f?sica no novo ensino m?dio: articula??o entre os conte?dos da cultura corporal e os objetos de conhecimento propostos pela Secretaria de Educa??o do Amazonas
A implementa??o do Novo Ensino M?dio (NEM) carrega diversas cr?ticas. Entre elas o fato de ter sido precomente posto em a??o, sem o devido preparo formativo e material. A BNCC para o Ensino M?dio (EM) evidencia em seu texto os interesses neoliberais expressos por meio de habilidades e compet?ncias,...
Autor principal: | Bessa, Isabela Valente de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5397344605490421, https://orcid.org/0009-0005-3544-7317 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10477 |
Resumo: |
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A implementa??o do Novo Ensino M?dio (NEM) carrega diversas cr?ticas. Entre elas o fato de ter sido precomente posto em a??o, sem o devido preparo formativo e material. A BNCC para o Ensino M?dio (EM) evidencia em seu texto os interesses neoliberais expressos por meio de habilidades e compet?ncias, que dentro das ?reas de conhecimento dissolvem a identidade dos componentes curriculares, incluindo a Educa??o F?sica. Esse padr?o se extende at? os documentos regionais e locais, como o RCA e a Proposta Curricular e Pedag?gica (PCP), a qual considera as especificidades da escola p?blica de ensino m?dio do Amazonas. Esta ?ltima traz, efetivamente, os objetos de conhecimento que devem ser colocados em pr?tica nas aulas de Educa??o F?sica. Acontece que estes novos conte?dos carregam uma epistemologia de cunho p?s-cr?tico, que a Educa??o F?sica reconhece em sua abordagem cultural. Essa tend?ncia tem muito a contribuir para a forma??o dos alunos do EM e uma sociedade mais democr?tica e cr?tica em suas quest?es contempor?neas. Entretanto, se trata de uma disposi??o de conte?dos bem diferentes da proposta anterior, e em meio a isso n?o houve o suporte necess?rio, como forma??es continuadas e materiais de apoio. Por isso, o objetivo da pesquisa foi relacionar os objetos de conhecimento da PCP diretamente aos conte?dos da Cultura Corporal. Especificamente, identificamos qual interpreta??o os Professores de Educa??o F?sica do EM fazem sobre a PCP; Verificamos se a SEDUC-AM proporcionou alguma forma??o continuada e materiais did?ticos sobre a aplica??o da PCP aos professores de Educa??o F?sica do EM; E finalmente, elaboramos um produto educacional que possibilita uma melhor integra??o pr?tica entre os novos objetos de conhecimento aos conte?dos da Cultura Corporal, familiarizados pelos professores. Para isso, esta pesquisa de cunho qualitativo se fez por meio de uma entrevista semiestruturada, com 3 professores de Educa??o F?sica atuantes no NEM, e para sua interoreta??o utilizamos a An?lise de Conte?dos. Tamb?m foi realizada uma an?lise documental da PCP, e a observa??o n?o-participante dos mesmos professores. Como resultado, verificamos nas categorias a priori da entrevista, que os professores consideram os objetos de conhecimento abstratos e dissolvidos em conte?dos contempor?neos, nos quais n?o identificam conte?dos que viram em sua forma??o inicial, tudo isso atrelado ? um grande volume de conte?dos. Tamb?m possuem dificuldade e inseguran?a em ministrar os conte?dos mediante ? falta de suporte da secretaria, a qual n?o proporcionou forma??es continuadas ou materiais de apoio que ajudassem na compreens?o e implementa??o dos novos objetos de conhecimento da Educa??o F?sica. Na pr?tica, os professores ainda est?o distantes de relacionarem suas aulas ? abordagem cultural da Educa??o F?sica, o que aponta a necessidade de os docentes tamb?m desenvolverem o pensamento p?s-cr?tico antes de serem capazes de p?r em pr?tica este conceito, isso diante ? forma??o inicial que tiveram, e a aus?ncia de forma??es continuadas e materiais de apoio que os apresentassem a abordagem cultural. Como Produto Educacional, foi constru?do um material did?tico de apoio ao professor, o que esperamos que contribua para a problem?tica que incentivou este trabalho. |