Dissertação

A representa??o social dos acad?micos de pedagogia do IEAA-UFAM acerca da quest?o ind?gena

Historicamente a quest?o ind?gena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da f? crist? e educa??o, contribu?ram para o genoc?dio, subalterniza??o, exclus?o e discrimina??o da cultura ind?gena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade implementadas, construi...

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Autor principal: Ramos, Kellyane Lisboa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6810467481317682, https://orcid.org/0000-0003-0125-7329
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7730
Resumo:
Historicamente a quest?o ind?gena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da f? crist? e educa??o, contribu?ram para o genoc?dio, subalterniza??o, exclus?o e discrimina??o da cultura ind?gena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade implementadas, construiu-se representa??es negativas e estereotipadas sobre os povos primeiros, que permeia at? os dias atuais. Assim, a partir desse pressuposto, a referente pesquisa realizada no per?odo de 2018-2019 teve por base a seguinte quest?o problematizadora: O curso de forma??o de professores (Pedagogia) possibilita aos acad?micos a aquisi??o de conhecimentos acad?micos e cient?ficos suficientes sobre a quest?o ind?gena, que possam prepar?-los para o exerc?cio da profiss?o docente? Para responder esta inquieta??o construiu-se o seguinte objetivo geral: Analisar a contribui??o acad?mica-cient?fica do Curso de Pedagogia do IEAA-UFAM quanto ? quest?o ind?gena e ao preparo dos futuros docentes para o exerc?cio da profiss?o docente. Como aporte te?rico-metodol?gico, utilizou-se a teoria da representa??o social, com abordagem cr?tica dial?tica, realizando-se pesquisas bibliogr?fica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada e a aplica??o do teste de evoca??o que faz parte da t?cnica de associa??o livre de palavras (TALP). Participaram da pesquisa de campo 14 acad?micos de Pedagogia do IEAA-UFAM, campus Humait?-AM, que tinham conclu?do pelo menos 80% do curso. Com rela??o ? averigua??o da quest?o ind?gena no curso de Pedagogia, a an?lise do PPC do curso revelou que o atual projeto curricular n?o tem se demonstrado favor?vel tanto ? quest?o ind?gena como ? diversidade cultural. No que concerne ? aplica??o da entrevista e teste de evoca??o, a representa??o dos acad?micos est? pautada em tr?s dimens?es sobre o ind?gena: caracteriza??o ou estere?tipo ind?gena, cultura e escola. Pode-se afirmar que o n?cleo central da representa??o dos participantes est? atrelado ainda a uma vis?o estigmatizada e estereotipada do ind?gena, por?m, em virtude do ensino e do contato com disciplinas de cultura ind?gena na universidade, isso v?m se modificando aos poucos. Entende-se, portanto, que, para contribuir com a constru??o de uma representa??o positiva sobre as popula??es ind?genas, ? necess?rio que o PPC do curso de Pedagogia passe por uma reformula??o, implementando disciplinas sobre diversidade cultural como componentes obrigat?rios ? forma??o docente, o que implica em um curr?culo cr?tico, p?s-cr?tico e intercultural, que propicie a forma??o emancipada dos professores em rela??o ?s diversas culturas.