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Dissertação
A representação social dos acadêmicos de pedagogia do IEAA-UFAM acerca da questão indígena
Historicamente a questão indígena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da fé cristã e educação, contribuíram para o genocídio, subalternização, exclusão e discriminação da cultura indígena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade implementadas, construi...
Autor principal: | Ramos, Kellyane Lisboa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6810467481317682, https://orcid.org/0000-0003-0125-7329 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7730 |
Resumo: |
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Historicamente a questão indígena esteve interligada a projetos coloniais que utilizando, da fé
cristã e educação, contribuíram para o genocídio, subalternização, exclusão e discriminação da
cultura indígena em todos os seus aspectos. Diante do colonialismo e colonialidade
implementadas, construiu-se representações negativas e estereotipadas sobre os povos
primeiros, que permeia até os dias atuais. Assim, a partir desse pressuposto, a referente pesquisa
realizada no período de 2018-2019 teve por base a seguinte questão problematizadora: O curso
de formação de professores (Pedagogia) possibilita aos acadêmicos a aquisição de
conhecimentos acadêmicos e científicos suficientes sobre a questão indígena, que possam
prepará-los para o exercício da profissão docente? Para responder esta inquietação construiu-se
o seguinte objetivo geral: Analisar a contribuição acadêmica-científica do Curso de Pedagogia
do IEAA-UFAM quanto à questão indígena e ao preparo dos futuros docentes para o exercício
da profissão docente. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se a teoria da representação
social, com abordagem crítica dialética, realizando-se pesquisas bibliográfica, documental e de
campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a entrevista semiestruturada e a
aplicação do teste de evocação que faz parte da técnica de associação livre de palavras (TALP).
Participaram da pesquisa de campo 14 acadêmicos de Pedagogia do IEAA-UFAM, campus
Humaitá-AM, que tinham concluído pelo menos 80% do curso. Com relação à averiguação da
questão indígena no curso de Pedagogia, a análise do PPC do curso revelou que o atual projeto
curricular não tem se demonstrado favorável tanto à questão indígena como à diversidade
cultural. No que concerne à aplicação da entrevista e teste de evocação, a representação dos
acadêmicos está pautada em três dimensões sobre o indígena: caracterização ou estereótipo
indígena, cultura e escola. Pode-se afirmar que o núcleo central da representação dos
participantes está atrelado ainda a uma visão estigmatizada e estereotipada do indígena, porém,
em virtude do ensino e do contato com disciplinas de cultura indígena na universidade, isso
vêm se modificando aos poucos. Entende-se, portanto, que, para contribuir com a construção
de uma representação positiva sobre as populações indígenas, é necessário que o PPC do curso
de Pedagogia passe por uma reformulação, implementando disciplinas sobre diversidade
cultural como componentes obrigatórios à formação docente, o que implica em um currículo
crítico, pós-crítico e intercultural, que propicie a formação emancipada dos professores em
relação às diversas culturas. |