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Dissertação
Formação de professores de português como língua adicional para a educação a distância no Amazonas
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino,...
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos essenciais à formação de professores do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para o contexto de Educação a Distância (EAD) no Amazonas/AM, a partir dos emergentes fatores que contribuem para o aumento da demanda deste tipo de ensino, sendo referentes ao ensino de PLA, ao crescente acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e, consequentemente, a alfabetização tecnológica docente. Após compreender os papéis da cultura, do contexto e das crenças construídas sobre este tipo de ensino, formadas pelos docentes, foi possível traçar os direcionamentos relacionados à análise desse processo formativo atrelado às fundamentações teóricas apresentadas na literatura analisada, que são ampliadas no decorrer da dissertação. Os procedimentos metodológicos estão embasados pelos trabalhos de Savin-Baden e Major (2013), focalizando no trabalho temático da pesquisa qualitativa, e Paiva (2019), explorando conceitos sobre a pesquisa, visando atender aos objetivos propostos e essenciais para a compreensão da formação dos docentes de PLA para o contexto EAD. A partir disso, com uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e entrevistas realizadas com docentes da área de PLA, que já atuaram ou atuam no contexto a distância, será possível fazer um levantamento analítico sobre o processo formativo na graduação. Para que a partir disso, seja possível indicar caminhos possíveis e necessários à formação de professores desta área de ensino para o contexto EAD. |