Dissertação

Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social

O trabalho intitulado Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social possui como objetivo geral compreender a relação entre o papel secular exercido pela Igreja Católica e seu processo de descristianização no campo social e educacional ante a estruturação...

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Autor principal: Costa, Nayara de Souza
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9756090125801120, https://orcid.org/0000-0002-3155-2487
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10563
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105632024-12-28T05:06:13Z Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social Education for conformity: Christian assumptions and the foundations of social pedagogy Costa, Nayara de Souza Fernandes, Maria Nilvane http://lattes.cnpq.br/9756090125801120 http://lattes.cnpq.br/3429086275125541 Severo, José Leonardo Rolim de Lima http://lattes.cnpq.br/1461468952362951 Lima, Fábio Souza Corrêa http://lattes.cnpq.br/5716524044404475 https://orcid.org/0000-0002-3155-2487 Igreja Católica - Educação Educação - Aspectos sociais CIENCIAS HUMANAS CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Religião Luta de classes Pedagogia Pedagogia social O trabalho intitulado Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social possui como objetivo geral compreender a relação entre o papel secular exercido pela Igreja Católica e seu processo de descristianização no campo social e educacional ante a estruturação teórica da Pedagogia e da vertente denominada pedagogia social. Para tanto, dispomos dos seguintes objetivos específicos: a) identificar o papel secular da Igreja na Idade Média quando no seu processo de unificação e fortalecimento, a partir da diferenciação entre educação social e instrução; b) caracterizar o trajeto gradual de questionamento e substituição da função social da Igreja no espaço escolar na relação de luta de classes; c) analisar os processos ideológicos de formação e conformação social, mediante as proposições religiosas, liberais e reivindicatórias; e, d) correlacionar o processo de laicidade no espaço escolar e o aspecto de descristianização no âmbito não escolar com a construção científica da Pedagogia, bem como, a necessidade de uma pedagogia social, no século XIX. A fim de alcançá-los, seguimos epistemologicamente o método Materialismo Histórico-Dialético, no qual a contradição e a ideologia constam como categorias de análise que possibilitam a síntese das múltiplas determinações. Como metodologia, tem-se uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica com uso de fontes primárias e secundárias. Tal caráter se justifica pela reordenação de ampliação do recorte temporal e espacial para obtenção de uma visão geral e aproximativa do objeto de estudo por meio da revisão de literatura e análise crítico-reflexiva do fenômeno educativo no processo de compreensão dos fatores que determinam e contribuem nas mudanças históricas, sociais, políticas, econômicas e educacionais. Nesse percurso, o marco teórico fundamenta-se em clássicos como Friedrich Engels e Karl Marx para a compreensão histórica, junto de outros autores, a saber Eric Hobsbawm, Mary Fulbrook, Emma Marriott para compreensão do contexto social e alemão; Maria Franco, José Carlos Libâneo, Mario Manacorda, Lorenzo Luzuriaga e Dermeval Saviani na educação e Pedagogia; Andrés Díaz, Lorenzo Luzuriaga e Maria Mendizábal sobre o percurso da pedagogia social, bem como, outras bibliografias para especificar os acontecimentos educacionais e pedagógicos Maria Luiza Marcílio e outros autores para articulação com a criança e infância pobre. O panorama do trabalho tem como fio condutor a formação do homem religioso, cortesão, culto e cidadão no âmbito dos fundamentos cristãos na educação (escolar) e a sua descristianização como reflexo das transformações sociais, históricas, políticas, econômicas e educacionais na relação dialética entre teoria e prática. Como considerações, conclui-se que a educação (escolar) foi utilizada pela Igreja Católica na Idade Média como meio de unificação e fortalecimento do seu poder, mas no processo de alianças e lutas de classes, os grupos religiosos ligados à vertente cristã passaram a ser questionados e substituídos face a necessidade de controle da educação, o que gerou tanto uma concepção renovada quanto a laicização. Logo, em um período de emergência, essas mudanças fortaleceram a criação da pedagogia científica em um primeiro momento. Com a necessidade de apaziguamento dos conflitos sociais, esse movimento repercutiu no nascimento da pedagogia social no século XIX e no seu fortalecimento a partir do século XX. The general objective of the work entitled Education for conformation: Christian presuppositions and the foundation of social pedagogy is to understand the relationship between the secular role played by the Catholic Church and its process of de-Christianization in the social and educational fields in relation to the theoretical structuring of Pedagogy and the aspect known as social pedagogy. To this end, we have the following specific objectives: a) to identify the secular role of the Church in the Middle Ages when in its process of unification and strengthening, starting from the differentiation between social education and instruction; b) to characterize the gradual path of questioning and replacing the social function of the Church in the school space in the relationship of class struggle; c) analyze the ideological processes of social formation and conformation, through religious, liberal and claiming propositions; and d) correlate the process of secularization in the school space and the aspect of de-Christianization in the non-school environment with the scientific construction of Pedagogy, as well as the need for a social pedagogy in the 19th century. To achieve this, we followed the epistemological method of Historical-Dialectical Materialism, in which contradiction and ideology are categories of analysis that make it possible to synthesize multiple determinations. The methodology is exploratory, descriptive and bibliographical, using primary and secondary sources. This character is justified by the reordering and expansion of the time and space frame to obtain a general and approximate view of the object of study by means of a literature review and critical-reflexive analysis of the educational phenomenon in the process of understanding the factors that determine and contribute to historical, social, political, economic and educational changes. Along this path, the theoretical framework is based on classics such as Friedrich Engels and Karl Marx for historical understanding, along with other authors such as Eric Hobsbawm, Mary Fulbrook, Emma Marriott for understanding the social and German context; Maria Franco, José Carlos Libâneo, Mario Manacorda, Lorenzo Luzuriaga and Dermeval Saviani on education and pedagogy; Andrés Díaz, Lorenzo Luzuriaga and Maria Mendizábal on the path of social pedagogy, as well as other bibliographies to specify educational and pedagogical events Maria Luiza Marcílio and other authors for articulation with the child and poor childhood. The panorama of the work has as its guiding thread the formation of religious, courtly, cultured and citizen man in the context of Christian foundations in (school) education and its de-Christianization as a reflection of social, historical, political, economic and educational transformations in the dialectical relationship between theory and practice. The conclusion is that (school) education was used by the Catholic Church in the Middle Ages as a means of unifying and strengthening its power, but in the process of alliances and class struggles, religious groups linked to the Christian strand began to be questioned and replaced in the face of the need to control education, which generated both a renewed conception and secularization. Thus, in a period of emergency, these changes strengthened the creation of scientific pedagogy at first. With the need to appease social conflicts, this movement had repercussions on the birth of social pedagogy in the 19th century and its strengthening from the 20th century onwards. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-12-27T20:10:46Z 2024-09-18 Dissertação COSTA, Nayara de Souza. Educação para a conformação: os pressupostos cristãos e os fundamentos da pedagogia social. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM. (2024). https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10563 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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