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Dissertação
O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense
Esta dissertação é resultado do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do amazonas (UFAM). Tem como título: O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense. Teve como problema de pesquisa: Por que o Sistema Organizado Modul...
Autor principal: | Silva, Antelmara de Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4409276913561654 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105892025-01-10T05:05:34Z O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense Silva, Antelmara de Sousa Borges, Heloisa da Silva http://lattes.cnpq.br/4409276913561654 http://lattes.cnpq.br/9429409939324333 Nogueira, Silvia Cristina Conde http://lattes.cnpq.br/2597065203873535 Jesus, Edilza Laray de http://lattes.cnpq.br/3416993677349221 Educação e Estado - Santarém (PA) Educação rural - Santarém (PA) CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM Políticas públicas Política educacional Educação do campo Sistema organizado modular de ensino Esta dissertação é resultado do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do amazonas (UFAM). Tem como título: O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense. Teve como problema de pesquisa: Por que o Sistema Organizado Modular de Ensino (SOME) na Amazônia Paraense se consolida como política pública de atendimento aos sujeitos do campo? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME) enquanto Política Pública Educacional no município de Santarém, no Estado do Pará. Para alcançar esse objetivo, serão desenvolvidos os seguintes: 1) Estudar a base teórica que sustenta as Políticas Públicas da Educação e Educação do Campo; 2) Historicizar quando surgiu a política do SOME no Pará/Santarém; 3) Investigar a política do SOME, desafios e democratização do ensino médio nas Escolas do Campo em Santarém/PA. A pesquisa, fundamentada na abordagem do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, envolveu uma revisão bibliográfica abrangente, considerando autores como Arroyo (2010), Borges (2015), Fanon (1961), entre outros; e uma análise documental de legislações e resoluções relevantes, como a Lei N.º 5.692/71 e a LDB 9.394/96. A pesquisa visou compreender as concepções de Estado e Políticas Públicas no contexto amazônico, especialmente em relação à Educação do Campo, através da interligação entre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica e os documentos do SOME em Santarém. Os resultados da pesquisa revelaram uma complexa interrelação entre as diretrizes das políticas públicas educacionais e a realidade do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME) no estado do Pará, evidenciando a necessidade de uma adaptação contextualizada das normativas legais à socioeconômica da região amazônica. A análise documental demonstrou que, embora as legislações, como a Lei N.º 5.692/71 e a LDB 9.394/96, estabeleçam fundamentos teóricos robustos para a educação, suas implementações práticas frequentemente falham em atender às especificidades da Educação do Campo e às demandas das comunidades locais. A revisão bibliográfica corroborou que as concepções de Estado e as políticas públicas, quando desarticuladas da realidade social, tendem a perpetuar desigualdades e limitar o acesso a uma educação de qualidade, ressaltando a importância de um diálogo contínuo entre as esferas governamentais e as populações afetadas. Assim, os dados obtidos apontam para uma urgência em reavaliar as estratégias educacionais, promovendo uma abordagem mais inclusiva e adaptada às particularidades do contexto amazônico. This dissertation is the result of the master's course in the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Amazonas (UFAM). It is titled: The Modular Organizational System of Education (SOME) in the Paraense Amazon. The following research problem was posed: Why does the Modular Organizational System of Education (SOME) consolidate as a public policy for serving rural subjects in the Paraense Amazon? The general objective of this research is to analyze the Modular Organizational System of Education (SOME) as an Educational Public Policy in the municipality of Santarém, in the State of Pará. To achieve this objective, the following specific goals will be developed: 1) To study the theoretical foundation that supports Public Policies in Education and Rural Education; 2) To historicize when the SOME policy emerged in Pará/Santarém; 3) To investigate the challenges of the SOME policy and the democratization of high school education in Rural Schools in Santarém/PA. The research, grounded in the historical-dialectical materialism approach of Marx and Engels, involved a comprehensive literature review, considering authors such as Arroyo (2010), Borges (2015), and Fanon (1961), among others, along with a documentary analysis of relevant legislation and resolutions, such as Law No. 5.692/71 and LDB 9.394/96. The research aimed to understand the conceptions of State and Public Policies in the Amazonian context, especially concerning Rural Education, through the interconnection between the Operational Guidelines for Basic Education and the documents of SOME in Santarém. The results of the research revealed a complex interrelationship between the guidelines of educational public policies and the reality of the Modular Organizational System of Education (SOME) in the state of Pará, highlighting the need for a contextualized adaptation of legal norms to the socioeconomic dynamics of the Amazon region. The documentary analysis demonstrated that, although legislations such as Law No. 5.692/71 and LDB 9.394/96 establish robust theoretical foundations for education, their practical implementations often fail to meet the specificities of Rural Education and the demands of local communities. The literature review corroborated that conceptions of State and public policies, when disconnected from social realities, tend to perpetuate inequalities and limit access to quality education, emphasizing the importance of ongoing dialogue between government spheres and affected populations. Thus, the data obtained indicate an urgency to reevaluate educational strategies, promoting a more inclusive approach adapted to the particularities of the Amazonian context. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-01-10T02:32:08Z 2024-09-27 Dissertação SILVA, Antelmara de Sousa. O Sistema Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10589 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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(PPGE), da Universidade Federal do amazonas (UFAM). Tem como título: O Sistema
Organizado Modular de Ensino (Some) na Amazônia Paraense. Teve como problema de
pesquisa: Por que o Sistema Organizado Modular de Ensino (SOME) na Amazônia Paraense
se consolida como política pública de atendimento aos sujeitos do campo? O objetivo geral
desta pesquisa é analisar o Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME) enquanto
Política Pública Educacional no município de Santarém, no Estado do Pará. Para alcançar esse
objetivo, serão desenvolvidos os seguintes: 1) Estudar a base teórica que sustenta as Políticas
Públicas da Educação e Educação do Campo; 2) Historicizar quando surgiu a política do SOME
no Pará/Santarém; 3) Investigar a política do SOME, desafios e democratização do ensino
médio nas Escolas do Campo em Santarém/PA. A pesquisa, fundamentada na abordagem do
materialismo histórico-dialético de Marx e Engels, envolveu uma revisão bibliográfica
abrangente, considerando autores como Arroyo (2010), Borges (2015), Fanon (1961), entre
outros; e uma análise documental de legislações e resoluções relevantes, como a Lei N.º
5.692/71 e a LDB 9.394/96. A pesquisa visou compreender as concepções de Estado e Políticas
Públicas no contexto amazônico, especialmente em relação à Educação do Campo, através da
interligação entre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica e os documentos do
SOME em Santarém. Os resultados da pesquisa revelaram uma complexa interrelação entre as
diretrizes das políticas públicas educacionais e a realidade do Sistema Organizacional Modular
de Ensino (SOME) no estado do Pará, evidenciando a necessidade de uma adaptação
contextualizada das normativas legais à socioeconômica da região amazônica. A análise
documental demonstrou que, embora as legislações, como a Lei N.º 5.692/71 e a LDB 9.394/96,
estabeleçam fundamentos teóricos robustos para a educação, suas implementações práticas
frequentemente falham em atender às especificidades da Educação do Campo e às demandas
das comunidades locais. A revisão bibliográfica corroborou que as concepções de Estado e as
políticas públicas, quando desarticuladas da realidade social, tendem a perpetuar desigualdades
e limitar o acesso a uma educação de qualidade, ressaltando a importância de um diálogo
contínuo entre as esferas governamentais e as populações afetadas. Assim, os dados obtidos
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