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Tese
Por menos suposições e mais oportunidades: Juventude e Projeto de Vida em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas.
A pesquisa busca compreender quais os sentidos que os jovens estudantes atribuem às experiências escolares voltadas à construção do projeto de vida em escolas do Programa Escola Ativa no Amazonas. Esse programa foi implementado em escolas de ensino médio em tempo integral no Amazonas e fundamenta...
Autor principal: | Caldas, Rafaela Silva Marinho |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5902293578015598, https://orcid.org/0000-0002-6310-198X |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10601 |
Resumo: |
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A pesquisa busca compreender quais os sentidos que os jovens estudantes atribuem às
experiências escolares voltadas à construção do projeto de vida em escolas do Programa Escola
Ativa no Amazonas. Esse programa foi implementado em escolas de ensino médio em tempo
integral no Amazonas e fundamenta-se em um modelo de escola replicável que visa centralizar
o jovem e os seus projetos de vida. Com base em referenciais das áreas da Educação, Sociologia
e Antropologia, o estudo apoia-se na concepção de projeto de vida atrelada à conduta humana
e entende que em meio às novas configurações que permeiam o contexto contemporâneo, os
jovens necessitam de suporte para a viabilização de seus projetos de vida. A escola de ensino
médio é considerada uma instituição importante para auxiliar os jovens com relação aos seus
projetos. Mais recente, no contexto da reforma do ensino médio brasileiro, esse reconhecimento
da relação entre escola e projeto de vida, ganhou destaque na implementação do Novo Ensino
Médio em escolas das diferentes regiões. O Programa Escola Ativa, implementado em escolas
públicas de ensino médio no Amazonas, demonstra que é principalmente por meio da
curricularização que o projeto de vida é inserido nas escolas. Assim, a investigação
contextualiza a implementação do Programa Escola Ativa em escolas de ensino médio em
tempo integral no Amazonas; identifica as concepções presentes no modelo pedagógico do
programa voltado aos projetos de vida; e verifica quais experiências escolares sedimentadas
no estoque de conhecimento dos jovens contribuem para a construção dos seus projetos. A
pesquisa é de natureza qualitativa, ancora-se na fenomenologia social de Alfred Schutz, faz uso
de ferramentas como documentos, questionário exploratório e entrevistas semi-estruturadas e,
para a análise, utiliza técnicas da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a proposta do
Programa Escola Ativa fundamenta-se em um concepção instrumental de projeto de vida e
responsabiliza os jovens pelo êxito ou fracasso de seus projetos. Embora as experiências
escolares vivenciadas pelos jovens voltadas à construção do projeto de vida correspondam às
atividades desenvolvidas nos componentes curriculares Projeto de Vida e Pós-Médio, estas
divergem das experiências consideradas relevantes pelos jovens para a construção de seus
projetos de vida. Para os jovens, os professores, as aulas, os projetos e outras ações da escola
correspondem às experiências relevantes sedimentadas em seus estoques de conhecimentos que
contribuíram para que ao menos pudessem esboçar os seus projetos. |