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Dissertação
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços forma...
Autor principal: | Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633 |
Resumo: |
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Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em
espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e
seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem.
Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e
não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a
acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e
identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se
propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a
natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito,
podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados
mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares
melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar
necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma.
Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa
garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa
apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no
ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta
ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva,
que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras. |