Dissertação

Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem

Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços forma...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5182090702098717
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10633
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106332025-01-29T05:05:29Z Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de Pereira, Henrique dos Santos http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 http://lattes.cnpq.br/1352117560279931 Costa, Graciete Guerra da Lima, Raimundo Martins de Educação Inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Acessibilidade Educação inclusiva Políticas educacionais Meio ambiente Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito, podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva, que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras. This master's dissertation demonstrates the importance of accessibility in both formal and non-formal inclusive spaces and the use of natural spaces and their environmental resources as pedagogical learning tools. Its main objective is to investigate the level of accessibility in formal and non-formal spaces at the Federal Institute of Amazonas - Maués Campus, evaluating architectural accessibility based on ABNT NBR 9050 standards and identifying the challenges faced by students with disabilities. It aims to highlight the need for a paradigm shift in which nature is no longer seen as an object but as a subject, becoming an ally in the educational development process. The results showed that the inclusion of natural elements in school environments enhances interaction and fosters environmental awareness, while also revealing specific needs to promote more autonomous accessibility. Aligned with Sustainable Development Goal 4 (SDG 4), which aims to ensure inclusive and equitable quality education, the research presents, as an educational product, a digital learning tool for environmental science education: a 3D accessibility plan. This tool includes the necessary adaptations for an inclusive structure and can serve as a model for other Brazilian schools. 2025-01-28T22:21:21Z 2024-10-29 Dissertação OLIVEIRA, Rodrigo Augusto Verçosa de. Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação Inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS
Acessibilidade
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Meio ambiente
spellingShingle Educação Inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS
Acessibilidade
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Meio ambiente
Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
topic_facet Educação Inclusiva - Amazônia
CIENCIAS HUMANAS
Acessibilidade
Educação inclusiva
Políticas educacionais
Meio ambiente
description Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito, podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva, que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras.
author_additional Pereira, Henrique dos Santos
author_additionalStr Pereira, Henrique dos Santos
format Dissertação
author Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de
author2 http://lattes.cnpq.br/5182090702098717
author2Str http://lattes.cnpq.br/5182090702098717
title Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
title_short Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
title_full Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
title_fullStr Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
title_full_unstemmed Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
title_sort espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633
_version_ 1831970406861373440
score 11.753735