/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem
Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços forma...
Autor principal: | Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10633 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106332025-01-29T05:05:29Z Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de Pereira, Henrique dos Santos http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 http://lattes.cnpq.br/1352117560279931 Costa, Graciete Guerra da Lima, Raimundo Martins de Educação Inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Acessibilidade Educação inclusiva Políticas educacionais Meio ambiente Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem. Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito, podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva, que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras. This master's dissertation demonstrates the importance of accessibility in both formal and non-formal inclusive spaces and the use of natural spaces and their environmental resources as pedagogical learning tools. Its main objective is to investigate the level of accessibility in formal and non-formal spaces at the Federal Institute of Amazonas - Maués Campus, evaluating architectural accessibility based on ABNT NBR 9050 standards and identifying the challenges faced by students with disabilities. It aims to highlight the need for a paradigm shift in which nature is no longer seen as an object but as a subject, becoming an ally in the educational development process. The results showed that the inclusion of natural elements in school environments enhances interaction and fosters environmental awareness, while also revealing specific needs to promote more autonomous accessibility. Aligned with Sustainable Development Goal 4 (SDG 4), which aims to ensure inclusive and equitable quality education, the research presents, as an educational product, a digital learning tool for environmental science education: a 3D accessibility plan. This tool includes the necessary adaptations for an inclusive structure and can serve as a model for other Brazilian schools. 2025-01-28T22:21:21Z 2024-10-29 Dissertação OLIVEIRA, Rodrigo Augusto Verçosa de. Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Acessibilidade Educação inclusiva Políticas educacionais Meio ambiente |
spellingShingle |
Educação Inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Acessibilidade Educação inclusiva Políticas educacionais Meio ambiente Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
topic_facet |
Educação Inclusiva - Amazônia CIENCIAS HUMANAS Acessibilidade Educação inclusiva Políticas educacionais Meio ambiente |
description |
Esta dissertação de mestrado demonstra a importância da acessibilidade em
espaços inclusivos formais e não formais e a utilização de espaços naturais e
seus recursos ambientais como instrumentos pedagógicos de aprendizagem.
Este texto objetivou investigar o grau de acessibilidade em espaços formais e
não formais no Instituto Federal do Amazonas - campus Maués, avaliando a
acessibilidade arquitetônica com base nas normas da ABNT/NBR-9050 e
identificando os desafios enfrentados por educandos com deficiência, e se
propõe a destacar a necessidade de uma mudança de paradigma, em que a
natureza deixe de ser vista como objeto e passe a ser vista como sujeito,
podendo tornar-se aliada no processo formador de educandos. Os resultados
mostraram que a inclusão de elementos naturais em ambientes escolares
melhora a interação e estimula a consciência ambiental, além de revelar
necessidades específicas para promover uma acessibilidade mais autônoma.
Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa
garantir uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, a pesquisa
apresenta, como produto educacional, um objeto digital de aprendizagem no
ensino das ciências ambientais: uma planta de acessibilidade 3D. Esta
ferramenta contempla as adaptações permitidas para uma estrutura inclusiva,
que poderá ser utilizada como modelo para outras escolas brasileiras. |
author_additional |
Pereira, Henrique dos Santos |
author_additionalStr |
Pereira, Henrique dos Santos |
format |
Dissertação |
author |
Oliveira, Rodrigo Augusto Verçosa de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5182090702098717 |
title |
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
title_short |
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
title_full |
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
title_fullStr |
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
title_sort |
espaços inclusivos: o meio ambiente como instrumento pedagógico facilitador de aprendizagem |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10633 |
_version_ |
1831970406861373440 |
score |
11.753735 |