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Dissertação
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recur...
Autor principal: | Lopes, Fernanda Palheta |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671 |
Resumo: |
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Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos.
Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalização |