Dissertação

O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II

Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recur...

ver descrição completa

Autor principal: Lopes, Fernanda Palheta
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5261262021668063
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
TIC
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10671
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106712025-02-13T05:07:33Z O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II Collaborative Music Learning: Applying the "Record Method - Interactive Course " to middle School Lopes, Fernanda Palheta Silva, Jackson Colares da http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 http://lattes.cnpq.br/2892628810743886 Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros Bolis, Stephen Coffey Flauta doce - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Arte e música LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Ensino de Arte TIC Ensino Fundamental II Musicalização Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos. Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalização This work aimed to develop methodological procedures to integrate the “Recorder Method - Interactive Course” into basic education arts classes, articulating the strategies for collective teaching of musical instruments and the recorder and the assumptions for the integration of Interactive Teaching Resources – RDI in training environments that use information and communication technologies in musical teaching and learning processes, which according to Colares et al. (2018, p.3) “it is the symbiosis between already consolidated concepts of teaching resources and Interactivity”. The methodology adopted is Design Based Research - DBR linked to Educational Technology, which presupposes the use of processes that consider any object, device, action or intervention that interacts with its internal and external environment, physical or virtual, and, in this specific case, concrete problems of musical learning. Therefore, we sought to integrate different applications – APPs for mobile devices in art classes, in the music thematic unit, seeking to articulate and complement specific musical contents such as: musical notation, tuning, solfeggio, study of national and regional repertoire, all of this with the aim of preparing students for the effective use of the proposal we present. Keywords: Art Teaching, ICT, Elementary Education II, Musicalization 2025-02-12T20:22:57Z 2024-12-19 Dissertação LOPES, Fernanda Palheta. O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II. 2024. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Flauta doce - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Arte e música
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Ensino de Arte
TIC
Ensino Fundamental II
Musicalização
spellingShingle Flauta doce - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Arte e música
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Ensino de Arte
TIC
Ensino Fundamental II
Musicalização
Lopes, Fernanda Palheta
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
topic_facet Flauta doce - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Arte e música
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES
Ensino de Arte
TIC
Ensino Fundamental II
Musicalização
description Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos. Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalização
author_additional Silva, Jackson Colares da
author_additionalStr Silva, Jackson Colares da
format Dissertação
author Lopes, Fernanda Palheta
author2 http://lattes.cnpq.br/5261262021668063
author2Str http://lattes.cnpq.br/5261262021668063
title O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
title_short O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
title_full O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
title_fullStr O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
title_sort o ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “método flauta doce - curso interativo” nas aulas de arte do ensino fundamental ii
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671
_version_ 1831970411661754368
score 11.753896