/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II
Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recur...
Autor principal: | Lopes, Fernanda Palheta |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10671 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106712025-02-13T05:07:33Z O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II Collaborative Music Learning: Applying the "Record Method - Interactive Course " to middle School Lopes, Fernanda Palheta Silva, Jackson Colares da http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 http://lattes.cnpq.br/2892628810743886 Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros Bolis, Stephen Coffey Flauta doce - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Arte e música LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Ensino de Arte TIC Ensino Fundamental II Musicalização Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos. Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalização This work aimed to develop methodological procedures to integrate the “Recorder Method - Interactive Course” into basic education arts classes, articulating the strategies for collective teaching of musical instruments and the recorder and the assumptions for the integration of Interactive Teaching Resources – RDI in training environments that use information and communication technologies in musical teaching and learning processes, which according to Colares et al. (2018, p.3) “it is the symbiosis between already consolidated concepts of teaching resources and Interactivity”. The methodology adopted is Design Based Research - DBR linked to Educational Technology, which presupposes the use of processes that consider any object, device, action or intervention that interacts with its internal and external environment, physical or virtual, and, in this specific case, concrete problems of musical learning. Therefore, we sought to integrate different applications – APPs for mobile devices in art classes, in the music thematic unit, seeking to articulate and complement specific musical contents such as: musical notation, tuning, solfeggio, study of national and regional repertoire, all of this with the aim of preparing students for the effective use of the proposal we present. Keywords: Art Teaching, ICT, Elementary Education II, Musicalization 2025-02-12T20:22:57Z 2024-12-19 Dissertação LOPES, Fernanda Palheta. O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II. 2024. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Flauta doce - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Arte e música LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Ensino de Arte TIC Ensino Fundamental II Musicalização |
spellingShingle |
Flauta doce - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Arte e música LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Ensino de Arte TIC Ensino Fundamental II Musicalização Lopes, Fernanda Palheta O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
topic_facet |
Flauta doce - Estudo e ensino Arte - Estudo e ensino Arte e música LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Ensino de Arte TIC Ensino Fundamental II Musicalização |
description |
Este trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos.
Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalização |
author_additional |
Silva, Jackson Colares da |
author_additionalStr |
Silva, Jackson Colares da |
format |
Dissertação |
author |
Lopes, Fernanda Palheta |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5261262021668063 |
title |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
title_short |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
title_full |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
title_fullStr |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
title_full_unstemmed |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II |
title_sort |
o ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “método flauta doce - curso interativo” nas aulas de arte do ensino fundamental ii |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671 |
_version_ |
1831970411661754368 |
score |
11.753896 |