Tese

Política de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baré

O presente trabalho aborda a questão da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto intercultural do povo Baré. Frente a essa realidade escolar dos educandos indígenas com deficiência, temos os seguintes questionamentos de investigação: Como abordar a Educação Espe...

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Autor principal: Menezes, Reinaldo Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7473472581798712
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10683
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106832025-02-15T05:05:32Z Política de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baré Special education policy from the perspective of interculturality in the context of indigenous school education of the Baré people Menezes, Reinaldo Oliveira Simas, Hellen Cristina Picanço http://lattes.cnpq.br/7473472581798712 http://lattes.cnpq.br/0232506734130510 Sá, Michele Aparecida de Souza, Shelton Lima de Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Indígenas - Educação Educação especial Educação inclusiva Escolas indígenas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação especial Educação escolar indígena Povo Baré Inclusão escolar Manaus Special education Indigenous school education Baré people School inclusion Manaus O presente trabalho aborda a questão da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto intercultural do povo Baré. Frente a essa realidade escolar dos educandos indígenas com deficiência, temos os seguintes questionamentos de investigação: Como abordar a Educação Especial na Perspectiva Intercultural para garantir um atendimento educacional especializado voltado para os indígenas com deficiência? Qual é a cosmovisão dos indígenas em relação à deficiência? Como devem ser conduzidos o trabalho pedagógico e o atendimento especializado para atender a essas demandas na educação escolar indígena? E para responder esta investigação, nosso objetivo geral da pesquisa é discutir a Política de Educação Especial na Perspectiva da Interculturalidade no contexto da Educação Escolar Indígena. Deste modo, temos como objetivos específicos para aprofundar e subsidiar o objetivo geral: a) analisar a Educação Escolar Indígena e Educação Especial/Inclusiva no Brasil e no Amazonas; b) descrever as propostas de interculturalidade no campo da Educação Especial e Educação Escolar Indígena; c) investigar a cosmovisão acerca da deficiência para por meio das produções, sobretudo, para os povos indígenas Baré; e d) refletir os desafios para a efetivação de uma Política de Educação Especial no contexto da Educação Intercultural para os povos indígenas. Para alcançar esses objetivos, pautou-se no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa. Esse método combina princípios da hermenêutica e da dialética e é comumente empregado nas ciências humanas e sociais para interpretar questões complexas, discursos, contextos históricos e fenômenos sociais (Brito, 2016; Minayo, 2001). A geração de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Diante do exposto, concluiu-se que a ausência de uma Política de Educação Especial na Perspectiva Intercultural exclui os educandos indígenas com deficiência, comprometendo seu desenvolvimento integral. A inclusão exige práticas que respeitem a cosmovisão indígena, capacitem educadores e promovam uma abordagem participativa, assegurando que os saberes e as tradições culturais sejam valorizados no atendimento educacional especializado. This paper addresses the issue of Special Education policy from the perspective of Inclusive Education in the intercultural context of the Baré people. Faced with this school reality of indigenous students with disabilities, we have the following research questions: How can we approach Special Education from an Intercultural Perspective to guarantee specialized educational care for indigenous people with disabilities? What is the worldview of indigenous people in relation to disability? How should pedagogical work and specialized care be conducted to meet these demands in indigenous school education? In order to answer this question, our general research objective is to discuss the Special Education Policy from the Perspective of Interculturality in the context of Indigenous School Education. In this way, we have specific objectives to deepen and support the general objective: a) to analyze Indigenous School Education and Special/Inclusive Education in Brazil and Amazonas; b) to describe the proposals for interculturality in the field of Special Education and Indigenous School Education; c) to investigate the worldview about disability through the productions, especially for the Baré indigenous peoples; and d) to reflect on the challenges for the implementation of a Special Education Policy in the context of Intercultural Education for indigenous peoples. To achieve these objectives, the hermeneutic-dialectic method was used, with a qualitative approach. This method combines principles of hermeneutics and dialectics and is commonly used in the humanities and social sciences to interpret complex issues, discourses, historical contexts and social phenomena (Brito, 2016; Minayo, 2001). Data was generated through interviews and questionnaires. In view of the above, it was concluded that the absence of a Special Education Policy from an Intercultural Perspective excludes indigenous students with disabilities, compromising their integral development. Inclusion requires practices that respect the indigenous worldview, train educators and promote a participatory approach, ensuring that cultural knowledge and traditions are valued in specialized educational care. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-02-14T20:14:11Z 2024-12-19 Tese MENEZES, Reinaldo Oliveira. Política de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baré. 2024. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10683 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
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description O presente trabalho aborda a questão da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto intercultural do povo Baré. Frente a essa realidade escolar dos educandos indígenas com deficiência, temos os seguintes questionamentos de investigação: Como abordar a Educação Especial na Perspectiva Intercultural para garantir um atendimento educacional especializado voltado para os indígenas com deficiência? Qual é a cosmovisão dos indígenas em relação à deficiência? Como devem ser conduzidos o trabalho pedagógico e o atendimento especializado para atender a essas demandas na educação escolar indígena? E para responder esta investigação, nosso objetivo geral da pesquisa é discutir a Política de Educação Especial na Perspectiva da Interculturalidade no contexto da Educação Escolar Indígena. Deste modo, temos como objetivos específicos para aprofundar e subsidiar o objetivo geral: a) analisar a Educação Escolar Indígena e Educação Especial/Inclusiva no Brasil e no Amazonas; b) descrever as propostas de interculturalidade no campo da Educação Especial e Educação Escolar Indígena; c) investigar a cosmovisão acerca da deficiência para por meio das produções, sobretudo, para os povos indígenas Baré; e d) refletir os desafios para a efetivação de uma Política de Educação Especial no contexto da Educação Intercultural para os povos indígenas. Para alcançar esses objetivos, pautou-se no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa. Esse método combina princípios da hermenêutica e da dialética e é comumente empregado nas ciências humanas e sociais para interpretar questões complexas, discursos, contextos históricos e fenômenos sociais (Brito, 2016; Minayo, 2001). A geração de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Diante do exposto, concluiu-se que a ausência de uma Política de Educação Especial na Perspectiva Intercultural exclui os educandos indígenas com deficiência, comprometendo seu desenvolvimento integral. A inclusão exige práticas que respeitem a cosmovisão indígena, capacitem educadores e promovam uma abordagem participativa, assegurando que os saberes e as tradições culturais sejam valorizados no atendimento educacional especializado.
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