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Tese
Os Hixkaryána: ideologias linguísticas, relações de contato e trajetórias escolares e universitárias
A presente pesquisa objetiva analisar as ideologias linguísticas que atuam nas representações que os interlocutores indígenas e não indígenas fazem da língua hixkaryána e da língua portuguesa. A análise partiu das relações de contato vivenciadas pelos indígenas Hixkaryána na cidade de Nhamundá-Am e...
Autor principal: | Brito, Roseanny Melo de |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7331221850716989, https://orcid.org/0000-0002-1533-3655 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106842025-02-19T05:07:35Z Os Hixkaryána: ideologias linguísticas, relações de contato e trajetórias escolares e universitárias Brito, Roseanny Melo de Bruno, Ana Carla dos Santos https://lattes.cnpq.br/7331221850716989 http://lattes.cnpq.br/4630421803618286 Rufino, Márcia Regina Calderipe Farias Silva, Raimundo Nonato da Silva, Jeiviane Justiniano da https://orcid.org/0000-0002-1533-3655 Linguagem e línguas Língua karib :CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Hixkaryána Ideologias Linguísticas Trajetórias Português como Instrumento de Luta A presente pesquisa objetiva analisar as ideologias linguísticas que atuam nas representações que os interlocutores indígenas e não indígenas fazem da língua hixkaryána e da língua portuguesa. A análise partiu das relações de contato vivenciadas pelos indígenas Hixkaryána na cidade de Nhamundá-Am e de Parintins-Am e nas suas vivências escolares e universitárias. Buscando ir a fundo no entendimento dessa relação, apoio-me nos pressupostos teóricos das Ideologias Linguísticas, a qual discuto nesta tese seguindo duas perspectivas de análise. A primeira delas intenta identificar as ideias, imagens e representações que se tem da língua hixkaryána e do português (Silverstein, 1979; Spitulnik, 2012; Woolard, 2012). A segunda se propõe a revelar as relações de poder responsáveis pelas ideias e representações que se faz das línguas e de seus falantes (Blommaerte e Verschueren, 2012; Gal, 2012; Eagleton, apud Spitulnik, 2012; Mertz, 2012). Conto nesta pesquisa com a colaboração direta de 06 interlocutores da etnia Hixkaryána, sendo 04 homens e 02 mulheres. Para uma maior compreensão das dinâmicas e relações estabelecidas desde a aldeia até a cidade, considero, nesta pesquisa, as trajetórias educacionais e universitárias dos interlocutores Hixkaryána, as quais se iniciam, geralmente, em uma escola bilingue na aldeia, mas que assume uma configuração monolíngue em português à medida que esse aluno passa a estudar na cidade. Nesse sentido, a construção das trajetórias se apoiou em parte das memórias dos sujeitos socializadas ao longo das entrevistas e conversas informais realizadas, compreendendo os sucessivos campos nos quais eles estão inseridos. Os resultados alcançados revelam que a presença do Hixkaryána na cidade é marcada por representações negativas que disseminam o preconceito e a desvalorização da sua língua e de seu modo de vida. This research aims to analyze the linguistic ideologies that influence the representations that indigenous and non-indigenous interlocutors make of the Hixkaryána language and the Portuguese language. The analysis was based on the contact relationships experienced by the Hixkaryána indigenous people in the cities of Nhamundá-Am and Parintins-Am and their school and university experiences. Seeking to delve deeper into the understanding of this relationship, I rely on the theoretical assumptions of Linguistic Ideologies, which I discuss in this thesis following two perspectives of analysis. The first of these aims to identify the ideas, images and representations that people have of the Hixkaryána language and Portuguese (Silverstein, 1979; Spitulnik, 2012; Woolard, 2012). The second aims to reveal the power relations responsible for the ideas and representations of languages and their speakers (Blommaerte and Verschueren, 2012; Gal, 2012; Eagleton, apud Spitulnik, 2012; Mertz, 2012). In this research, I have the direct collaboration of six interlocutors from the Hixkaryána ethnic group, four men and two women. To better understand the dynamics and relations established from the village to the city, in this research I consider the educational and university trajectories of the Hixkaryána interlocutors, which generally begin in a bilingual school in the village, but which assumes a monolingual configuration in Portuguese as the student begins to study in the city. In this sense, the construction of the trajectories was supported in part by the subjects' memories socialized throughout the interviews and informal conversations held, understanding the successive fields in which they are inserted. The results achieved reveal that the presence of the Hixkaryána in the city is marked by negative representations that spread prejudice and the devaluation of their language and way of life. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-02-18T22:10:16Z 2024-11-08 Tese BRITO, Roseanny Melo de. Os Hixkaryána: ideologias linguísticas, relações de contato e trajetórias escolares e universitárias. 2024. 172 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10684 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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A presente pesquisa objetiva analisar as ideologias linguísticas que atuam nas representações que os interlocutores indígenas e não indígenas fazem da língua hixkaryána e da língua portuguesa. A análise partiu das relações de contato vivenciadas pelos indígenas Hixkaryána na cidade de Nhamundá-Am e de Parintins-Am e nas suas vivências escolares e universitárias. Buscando ir a fundo no entendimento dessa relação, apoio-me nos pressupostos teóricos das Ideologias Linguísticas, a qual discuto nesta tese seguindo duas perspectivas de análise. A primeira delas intenta identificar as ideias, imagens e representações que se tem da língua hixkaryána e do português (Silverstein, 1979; Spitulnik, 2012; Woolard, 2012). A segunda se propõe a revelar as relações de poder responsáveis pelas ideias e representações que se faz das línguas e de seus falantes (Blommaerte e Verschueren, 2012; Gal, 2012; Eagleton, apud Spitulnik, 2012; Mertz, 2012). Conto nesta pesquisa com a colaboração direta de 06 interlocutores da etnia Hixkaryána, sendo 04 homens e 02 mulheres. Para uma maior compreensão das dinâmicas e relações estabelecidas desde a aldeia até a cidade, considero, nesta pesquisa, as trajetórias educacionais e universitárias dos interlocutores Hixkaryána, as quais se iniciam, geralmente, em uma escola bilingue na aldeia, mas que assume uma configuração monolíngue em português à medida que esse aluno passa a estudar na cidade. Nesse sentido, a construção das trajetórias se apoiou em parte das memórias dos sujeitos socializadas ao longo das entrevistas e conversas informais realizadas, compreendendo os sucessivos campos nos quais eles estão inseridos. Os resultados alcançados revelam que a presença do Hixkaryána na cidade é marcada por representações negativas que disseminam o preconceito e a desvalorização da sua língua e de seu modo de vida. |
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