Dissertação

Trajetórias escolares de mulheres universitárias e a dupla jornada de trabalho

O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além dessas atividades, algumas mulheres dec...

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Autor principal: Alves, Kristine Renata Medeiros
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0696415683431620, https://orcid.org/0000-0003-4680-1615
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9399
Resumo:
O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além dessas atividades, algumas mulheres decidem estudar e cursar a universidade como uma possibilidade de construir uma carreira. Esta jornada diária é denominada de dupla jornada de trabalho e neste contexto a vida e as escolhas realizadas adquirem significados pautados nas histórias de vida e nas motivações de cada uma. Dessa forma, as trajetórias escolares no ensino superior também são marcadas por significados construídos no cotidiano. É neste contexto que esta dissertação objetivou compreender as trajetórias escolares de mulheres que cursam a universidade e o exercício da dupla jornada de trabalho e seus projetos de vida e carreira. O delineamento foi qualitativo, caracterizando um estudo transversal e compreensivo a partir de entrevistas narrativas com duas mulheres universitárias que exercem a dupla jornada de trabalho e, ainda cursam a universidade. As entrevistas foram analisadas de acordo com a Análise Temática das narrativas e com a elaboração de uma linha do tempo, que possibilitou a compreensão de diferentes eventos e momentos na vida dessas mulheres. A presente dissertação possibilitou avançar na reflexão das trajetórias de mulheres que exercem dupla jornada e cursam a universidade, os aspectos de saúde destas mulheres e os projetos de vida associados aos projetos de carreira para a elaboração de estratégias para a permanência na universidade. Dentre os resultados, as maiores dificuldades identificadas para permanecer e concluir a graduação foram a conciliação entre o curso e a vida familiar, o transporte até a universidade, a gravidez e cuidados com filhos e o distanciamento social devido a pandemia da COVID-19.