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Dissertação
Trajetórias escolares de mulheres universitárias e a dupla jornada de trabalho
O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além dessas atividades, algumas mulheres dec...
Autor principal: | Alves, Kristine Renata Medeiros |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0696415683431620, https://orcid.org/0000-0003-4680-1615 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9399 |
Resumo: |
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O ingresso das mulheres em atividades fora de casa ocorreu após diversas mudanças na
história que resultaram no exercício de funções com trabalhos fora de casa e com
remuneração e trabalhos dentro de casa (afazeres domésticos e cuidados dos filhos). Além
dessas atividades, algumas mulheres decidem estudar e cursar a universidade como uma
possibilidade de construir uma carreira. Esta jornada diária é denominada de dupla
jornada de trabalho e neste contexto a vida e as escolhas realizadas adquirem significados
pautados nas histórias de vida e nas motivações de cada uma. Dessa forma, as trajetórias
escolares no ensino superior também são marcadas por significados construídos no
cotidiano. É neste contexto que esta dissertação objetivou compreender as trajetórias
escolares de mulheres que cursam a universidade e o exercício da dupla jornada de
trabalho e seus projetos de vida e carreira. O delineamento foi qualitativo, caracterizando
um estudo transversal e compreensivo a partir de entrevistas narrativas com duas
mulheres universitárias que exercem a dupla jornada de trabalho e, ainda cursam a
universidade. As entrevistas foram analisadas de acordo com a Análise Temática das
narrativas e com a elaboração de uma linha do tempo, que possibilitou a compreensão de
diferentes eventos e momentos na vida dessas mulheres. A presente dissertação
possibilitou avançar na reflexão das trajetórias de mulheres que exercem dupla jornada e
cursam a universidade, os aspectos de saúde destas mulheres e os projetos de vida
associados aos projetos de carreira para a elaboração de estratégias para a permanência
na universidade. Dentre os resultados, as maiores dificuldades identificadas para
permanecer e concluir a graduação foram a conciliação entre o curso e a vida familiar, o
transporte até a universidade, a gravidez e cuidados com filhos e o distanciamento social
devido a pandemia da COVID-19. |