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Dissertação
O Terreiro de Mãe Bena: resistência e protagonismo feminino para além do sincretismo
Esta pesquisa analisa o Terreiro de São Sebastião, liderado por Mãe Bena em Parintins/AM, a partir de uma abordagem sociocultural e interseccional, explorando o protagonismo feminino negro, a resistência religiosa e a agência dos adeptos do terreiro. Busca-se compreender como esse espaço se co...
Autor principal: | Lira, Bruna do Carmo Reis |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/7903981829682370 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106942025-02-20T05:08:13Z O Terreiro de Mãe Bena: resistência e protagonismo feminino para além do sincretismo Lira, Bruna do Carmo Reis Rodrigues, Bruno de Oliveira https://lattes.cnpq.br/7903981829682370 http://lattes.cnpq.br/3933365669535929 Veras, Hermes de Sousa Fernando, Adelson da Costa Umbanda - Mulheres Sincretismo (Religião) CIENCIAS HUMANAS Umbanda Terreiro de Mãe Bena Resistência Protagonismo feminino Sincretismo Esta pesquisa analisa o Terreiro de São Sebastião, liderado por Mãe Bena em Parintins/AM, a partir de uma abordagem sociocultural e interseccional, explorando o protagonismo feminino negro, a resistência religiosa e a agência dos adeptos do terreiro. Busca-se compreender como esse espaço se configura como um território de afirmação identitária e resistência frente ao racismo estrutural, à intolerância religiosa e às hierarquias de gênero. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas com Mãe Bena e membros do terreiro, além de análise documental, revisão bibliográfica, registros etnofotográficos e audiovisuais. O estudo evidencia que os terreiros de religiões afro-brasileiras não são apenas espaços de prática espiritual, mas também centros de produção de saberes, resistência sociocultural e de protagonismo feminino. Os resultados indicam que o Terreiro de São Sebastião representa um locus dinâmico de ressignificação religiosa e social, articulando tradição e inovação frente aos desafios contemporâneos e estruturas hegemônicas com a reafirmação da cultura afrodescendente e da autonomia religiosa. This research analyzes the Terreiro de São Sebastião, led by Mãe Bena in Parintins, Amazonas, through a sociocultural and intersectional approach, exploring Black female leadership, religious resistance, and the agency of the Terreiro’s adherents. It seeks to understand how this space functions as a territory of identity affirmation and resistance against structural racism, religious intolerance, and gender hierarchies. Methodologically, the research adopts a qualitative approach with an ethnographic orientation, employing participant observation, semi-structured interviews with Mãe Bena and members of the Terreiro, as well as document analysis, literature review, and ethnophotographic and audiovisual records. The study highlights that Afro-Brazilian religious Terreiros are not merely spaces for spiritual practice but also centers of knowledge production, sociocultural resistance, and female leadership. The findings indicate that the Terreiro de São Sebastião represents a dynamic locus of religious and social re-signification, articulating tradition and innovation in the face of contemporary challenges and hegemonic structures, while reaffirming Afro-descendant culture and religious autonomy. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-02-19T19:29:35Z 2024-12-19 Dissertação LIRA, Bruna do Carmo Reis. O Terreiro de Mãe Bena: resistência e protagonismo feminino para além do sincretismo. 2024. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10694 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa analisa o Terreiro de São Sebastião, liderado por Mãe Bena em Parintins/AM, a
partir de uma abordagem sociocultural e interseccional, explorando o protagonismo feminino
negro, a resistência religiosa e a agência dos adeptos do terreiro. Busca-se compreender como esse
espaço se configura como um território de afirmação identitária e resistência frente ao racismo
estrutural, à intolerância religiosa e às hierarquias de gênero. Metodologicamente, a pesquisa adota
uma abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando observação participante, entrevistas
semiestruturadas com Mãe Bena e membros do terreiro, além de análise documental, revisão
bibliográfica, registros etnofotográficos e audiovisuais. O estudo evidencia que os terreiros de
religiões afro-brasileiras não são apenas espaços de prática espiritual, mas também centros de
produção de saberes, resistência sociocultural e de protagonismo feminino. Os resultados indicam
que o Terreiro de São Sebastião representa um locus dinâmico de ressignificação religiosa e
social, articulando tradição e inovação frente aos desafios contemporâneos e estruturas
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