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Dissertação
Não te julgo, te ajudo: uma etnografia do Projeto HELP da Força Jovem Universal na cidade de Manaus/AM
Esta pesquisa de caráter etnográfico busca descrever detalhadamente as atividades do Projeto HELP da Força Jovem Universal, o grupo de jovens da Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo do trabalho é compreender a parceria entre o Projeto HELP e a Secretaria de Educação (SEDUC/AM) como uma p...
Autor principal: | Neves, Samantha Pereira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5474298432894519, https://orcid.org/0000-0003-1593-2532 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10712 |
Resumo: |
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Esta pesquisa de caráter etnográfico busca descrever detalhadamente as atividades do Projeto
HELP da Força Jovem Universal, o grupo de jovens da Igreja Universal do Reino de Deus. O
objetivo do trabalho é compreender a parceria entre o Projeto HELP e a Secretaria de Educação
(SEDUC/AM) como uma possível resposta ao enfrentamento dos problemas ocorridos no
contexto escolar relacionados à saúde mental dos jovens e adolescentes. O ponto de partida
para essa investigação foi a minha inquietação com a medida adotada pela gestão escolar após
a tentativa de suicídio de uma jovem no CETI Áurea Pinheiro Braga, onde eu atuava como
professora. A partir dessa experiência, foram mobilizadas duas questões centrais: a saúde
mental como um campo de disputas e o debate sobre laicidade no espaço educacional. Para
fundamentar a análise sobre saúde mental, utilizei os trabalhos de Pedro Bicalho (2022) e
Sérgio Carrara (2015); para o debate sobre laicidade foram utilizados os estudos de Diniz,
Lionço e Carrião (2010). Para problematizar as práticas cotidianas na escola fundamentei
minhas reflexões em escritos de Educação (Bourdieu, 2023) e para localizar as práticas dentro
da pesquisa de campo na Igreja Universal busquei os conceitos de Pedagogia da Prosperidade
(Teixeira, 2018; 2021) e de Membros Engajados (Reis, 2018). |