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Dissertação
Uma análise crítica da gestão da política pública de avaliação de desempenho em larga escala da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas
A dissertação trata sobre a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), com foco em Analisar a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) no que tange a implementação no contexto amazonense....
Autor principal: | Almeida, Kassia Silva |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/5423105593354829, https://orcid.org/0000-0003-2522-242X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10719 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107192025-02-26T05:07:04Z Uma análise crítica da gestão da política pública de avaliação de desempenho em larga escala da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas Almeida, Kassia Silva Silva, Camila Ferreira da https://lattes.cnpq.br/5423105593354829 http://lattes.cnpq.br/3520518346076110 Garcia, Fabiane Maia http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 Cêa, Georgia Sobreira dos Santos http://lattes.cnpq.br/0367133856835297 Gimenes, Nelson Antonio Simão http://lattes.cnpq.br/0869573191791125 https://orcid.org/0000-0003-2522-242X Rendimento escolar - Avaliação Gestão da qualidade total na educação CIENCIAS HUMANAS Gestão da Política Pública Educacional Sistema de Avaliação SADEAM A dissertação trata sobre a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), com foco em Analisar a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) no que tange a implementação no contexto amazonense. A pesquisa tem como base epistêmica a sociologia política de Pierre Bourdieu (1930-2002) que tem como foco a construção das relações sociais de um determinado campo/subcampo por meio das suas estruturas, enquanto método, nos debruçamos no materialismo do simbólico de Bourdieu (2014). A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e se desdobrou por meio da revisão da literatura especializada, assim como do levantamento e análise documental de Diários Oficiais do estado do Amazonas e documentos próprios dos respectivos agentes supracitados para consolidar uma pesquisa capaz de dar conta da problemática e dos objetivos específicos traçados, a saber: Apreender o debate especializado em torno do surgimento das avaliações em larga escala internacional, nacional e local com foco para o Amazonas; Mapear os sustentáculos legais e documentais dos agentes envolvidos na gestão da política pública do SADEAM; Compreender a gestão da política pública do SADEAM e seus desdobramentos na educação amazonense. Concluímos, a partir da pesquisa realizada, que os múltiplos agentes têm estabelecido uma relação de poder dentro do interior do subcampo das avaliações em larga escala, por meio dos seus mecanismos de dominação, configurado de violência simbólica, para materializar uma gestão da política pública de avaliação educacional no Amazonas pautada no viés do gerencialismo. This dissertation deals with the management of the public policy of the Amazonas Educational Performance Assessment System (SADEAM), focusing on to Analyze the management of the public policy of the Amazonas Educational Performance Assessment System (SADEAM) with regard to implementation in the Amazon context. The research is based on the epistemic political sociology of Pierre Bourdieu (1930-2002), which focuses on the construction of social relations of a given field/subfield through its structures. As a method, we focus on Bourdieu's symbolic materialism (2014). The research methodology is qualitative and was developed through a review of specialized literature, as well as a survey and documentary analysis of Official Gazettes of the state of Amazonas and documents of the respective agents mentioned above to consolidate a research capable of meeting the specific objectives outlined, namely: To understand the specialized debate surrounding the emergence of large-scale international, national and local assessments with a focus on Amazonas; To map the legal and documentary foundations of the agents involved in the management of SADEAM's public policy; To understand the management of SADEAM's public policy and its consequences for Amazonian education. We conclude, based on the research carried out, that the multiple agents have established a power relationship within the subfield of large-scale assessments, through their mechanisms of domination, configured as symbolic violence, to materialize a management of the public policy of educational assessment in Amazonas based on the bias of managerialism FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-02-25T18:17:58Z 2024-12-16 Dissertação ALMEIDA, Kassia Silva. Uma análise crítica da gestão da política pública de avaliação de desempenho em larga escala da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10719 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A dissertação trata sobre a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM), com foco em Analisar a gestão da política pública do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) no que tange a implementação no contexto amazonense. A pesquisa tem como base epistêmica a sociologia política de Pierre Bourdieu (1930-2002) que tem como foco a construção das relações sociais de um determinado campo/subcampo por meio das suas estruturas, enquanto método, nos debruçamos no materialismo do simbólico de Bourdieu (2014). A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e se desdobrou por meio da revisão da literatura especializada, assim como do levantamento e análise documental de Diários Oficiais do estado do Amazonas e documentos próprios dos respectivos agentes supracitados para consolidar uma pesquisa capaz de dar conta da problemática e dos objetivos específicos traçados, a saber: Apreender o debate especializado em torno do surgimento das avaliações em larga escala internacional, nacional e local com foco para o Amazonas; Mapear os sustentáculos legais e documentais dos agentes envolvidos na gestão da política pública do SADEAM; Compreender a gestão da política pública do SADEAM e seus desdobramentos na educação amazonense. Concluímos, a partir da pesquisa realizada, que os múltiplos agentes têm estabelecido uma relação de poder dentro do interior do subcampo das avaliações em larga escala, por meio dos seus mecanismos de dominação, configurado de violência simbólica, para materializar uma gestão da política pública de avaliação educacional no Amazonas pautada no viés do gerencialismo. |
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